quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Gomes: a frota está sucateada e há uma dívida de 600 mil

Piratini, 20 de setembro de 2017
Secretário foi único a revelar que a gestão passada deixou um rombo a ser pago
Minutos após nos receber em sua sala na Secretaria Municipal de Educação, Gilson Gomes que  também é vice-prefeito de Piratini, levou por volta de um segundo para responder  quando questionado se o transporte escolar de Piratini poderia ser classificado como um problema crônico.” , “Concordo. Ele é crônico. Isso se arrasta a muito tempo, principalmente de outras gestões. Para que se tenha uma ideia, nós temos parcelamentos de dívidas com transporte que vão até o final do nosso mandato”, revelou o vice e secretário sendo o primeiro e único da equipe de governo a admitir que ficaram restos a pagar do governo passado. Devemos de 2014, 2015 e 2016, (exatamente na gestão Vilso Agnelo, do PSDB). “ São quase 600 mil reais em atraso que agora são nossos compromissos , amplia.

Há dias em que é um pandemônio na secretaria. Batendo à porta Gomes ou inquerindo seus assessores pais indignados porque os filhos não frequentam o colégio há dias, os próprios alunos de idade mais avançada externando que estão perdendo aulas e diretores pedindo uma solução para veículos locados ou não que naquele dia ou até naquela semana não apanharam os estudantes.

Para justificar tantos problemas o secretário admite: a frota do município está sucateada. “Recentemente abrimos processos licitatórios para comprar três ônibus e não obtivemos êxito. Uma empresa venceu, mas apresentou problema na documentação e numa segunda licitação não apareceram interessados. Vamos continuar tentando, até por que, caso fracasse um terceiro processo podemos tomar outro tipo de atitude” explicou.

Piratini atualmente tem 48 linhas operando no transporte de alunos, sendo 18 do município, quase toda em péssimos estado. Terceirizados, ou seja, aqueles veículos que pertencem  a empresas são 30. Gomes admite que há empresários no momento que não estão recebendo pelo serviço que prestam, mas que não há nenhuma linha parada dado ao diálogo com os proprietários. “ Temos e queremos pagar, ampliar a frota própria e reduzir custos para oferecer um transporte de qualidade”, diz.

Mas o tendão de Aquiles da situação na visão de Gomes é o convênio como Estado. Ele explica que a Secretaria Estadual de Educação repassa para que os municípios transportem alunos da rede estadual, sempre baseado no numero de matrículas existentes e tendo como base o Senso anterior. Assim, municípios onde os veículos rodam, por exemplo, 15 quilômetros e consequentemente gastam infinitamente menos combustível, recebem o mesmo valor que Piratini que chega a viajar até 120 quilômetros para deixar o estudante em casa. “Já alertei a secretaria em Porto Alegre e coordenadoria em Pelotas sobre o assunto” Conclui.

Neste momento há na Assembleia Legislativa tendo o deputado estadual tucano Adilson Troca como principal defensor, uma Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Escolar.


Nael Rosa- redator responsável
Contato: 53-84586380


email:naelrosa@nativafmpiratini.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!