terça-feira, 19 de setembro de 2017

Inácia ressurge após fogo que impediu desfile em 2016

Terça-feira- 19 de setembro de 2017
Banda ressurgiu das cinzas para fazer bonito na avenida
A pauta envolvendo a Escola Municipal Inácia Machado da Silveira estava agendada para a edição passada que abordou o desfile das entidades que fizeram alusão à pátria, mas no momento de fazer os relatos sobre o  episódio sinistro que a entidade sofreu em 2016 dois dias antes de se apresentar, a diretora Elizabete Peres retrocedeu.  Novamente estávamos às vésperas do desfile e ela temia que a escola fosse novamente atacada já que no incêndio de um ano atrás puseram criminalmente fogo apenas na sala dos instrumentos da banda, o que impediu os alunos de mostrarem o trabalho incessantemente treinado pelo mestre Éverton.

No desfile deste ano a Inácia ressurgiu equipada, afinada e bonita nas avenidas, o que inegavelmente emocionou muitos dos presentes e alguns deles ajudaram a banda a se reerguer.

Missão cumprida com êxito, finalmente conseguimos extrair o depoimento da gestora do colégio. No primeiro mandato como diretora e no calor da emoção e da tristeza, Elizabete chegou a pensar que o fogo posto era para prejudica-la, pensamento que deixou de existir quando conseguiu raciocinar melhor.
“ Um vizinho avisou do fogo, corremos para lá e haviam três pessoas tentando apagar, mas já não havia mais o que fazer, mas  foi possível constatar que o incêndio foi na sala dos instrumentos musicais. Naquele momento restava tentar fazer o fogo não se alastrar para o resto do prédio “, relembra.

Ela conta que já no início da manhã os alunos começaram a chegar. Todos muito emocionados queriam entrar para ver os destroços. “ Eles queriam acreditar”, acrescenta a diretora.
Quando a notícia chegou aos demais educandários todos ofertaram instrumentos para que a banda cumprisse seu papel, o que e virtude dos ensaios não adiantaria. Tristes, mas firmes, optaram por desfilar sem a banda."Sentimos muito. Essa banda é um patrimônio da escola porque foi formada ao longo de vários anos e diretores e, com isso, conseguiu-se reunir um bom número de instrumentos", frisa.

Um tanto zonza com o acontecido, a diretora conta que não sabia o que fazer para recomeçar. Funcionários, professores, pais e a comunidade, deram o norte. Um bingo foi realizado e arrecadou uma parte significativa do necessário para a aquisição de novos instrumentos.“As pessoas foram incansáveis no apoio” recorda.

Mas ainda faltava muito, foi aí, que surgiu uma saída inesperada vinda do governo. O Projeto Mais Educação direcionou valores e mais equipamentos foram adquiridos. Por fim, uma verba proveniente do Poder Judiciário completou o que faltava para  já e junho deste ano os estudantes  voltassem a ensaiar e deixar no passado o episódio sinistro e que momentaneamente lhes tirou a alegria.
Nael Rosa- redator responsável
Contato: 53-84586380


email:naelrosa@nativafmpiratini.com



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!