quarta-feira, 17 de maio de 2017

Conferências debatem o futuro da saúde no município

Quarta-feira- 17 de maio de 2017
Temas importantes foram debatidos com a comunidade

A Sociedade Recreio Piratiniense (SRP) abrigou, dias 15 e 16 de maio a VI Conferência Municipal de Saúde e, em paralelo, a I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde e a I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, onde foram discutidas as situações e ações futuras para as três pautas.

A Promoção foi da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde e objetivou atrair a comunidade para as discussões que podem definir o que será implantado ou adquirido para o município após uma discussão com o governo do Estado.

No primeiro dia, 15, a presença da comunidade foi pífia, o que surpreendeu os organizadores e os levou aos meios de comunicação e envolvidos às redes sociais apelar para que no dia seguinte as pessoas prestigiassem o evento e participassem das discussões afinal, a conferência só ocorre a cada quatro anos e nela se define o que deve ser feito no novo ciclo governamental municipal.

Para o secretario municipal de saúde de Piratini, Diego Espíndola, na prática isso significa ouvir a população que sempre tem anseios e ideias.
- A comunidade pode querer a construção de mais um posto de saúde, mais uma ambulância ou saneamento básico. Ao nos aproximarmos das pessoas através de um evento como este, montamos um plano estratégico para os próximos quatro anos e levamos as definições ao governador – disse Espíndola.

No que se refere à saúde da mulher, tema bastante debatido, a requisição foi de políticas públicas direcionadas a elas, principalmente alguns serviços como mamografia e pré-câncer, esta último para prevenir o câncer de colo de útero.

Com relação ao saneamento básico a pauta girou em torno da transferência do serviço do Ministério das Cidades para o Sistema Único de Saúde(SUS).

E por fim, uma estrutura maior para o Centro de Atendimento Psicossocial que hoje presta um serviço que é referência, mas que funciona em um espaço insuficiente para a quantidade de pessoas que o frequentam diariamente.

Nael Rosa- redator responsável
Contato: 53-84586380


email:naelrosa@nativafmpiratini.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!