terça-feira, 23 de maio de 2017

Meio Ambiente:Piratini terá ponto de coleta de pneus

Terça-feira- 23 de maio de 2017
Segundo Gomes, previsão é para janeiro do ano que vem

O executivo de Piratini através da Secretaria Municipal de Saúde deu o aval para que o município tenha um ponto de coleta de pneus da Reciclanip, entidade sem fins lucrativos criada pelas gigantes do setor como Continental, Goodyear, Michelin, Pirelli e Bridgestone, com o foco no recolhimento e destinação adequada de pneus inservíveis no Brasil.

A obrigatoriedade de pontos como o que será criado junto a Serraria da Prefeitura atende a resolução nº 416 de 30 de setembro de 2009 do Conselho Nacional de Meio Ambiente- CONAMA, que entre outros pontos considera que pneus dispostos inadequadamente podem resultar em sério risco ao meio ambiente e à saúde pública e obriga fabricantes e exportadores a darem destinação adequada ao produto após o final de sua vida útil.

- Já entramos em contato com Reciclanip para obter a minuta do Convênio de Cooperação Mútua e, na sequência formalizar o acordo – explica  Michel Vaz Gomes, agente de endemias envolvido no projeto.

Segundo Gomes, o ponto de coleta funciona como um centro de recepção de pneus usados, para onde são levados os que forem recolhidos pelo serviço de limpeza pública, assim, pessoas, borracheiros e revenda de pneus terão um local adequado para descarte.

- Após certa quantidade armazenada a empresa recolhe os pneus sem custo para o município que ficará responsável pela coleta e armazenamento – explicou Gomes.

A partir de agora a prefeitura fará um investimento considerado baixo na estrutura já existente e a expectativa é que a coleta tenha inicio em janeiro de 2018.


Nael Rosa- redator responsável
Contato: 53-84586380
email:naelrosa@nativafmpiratini.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!