quinta-feira, 18 de maio de 2017

Inovação para auxiliar na produção leiteira de Piratini

Quinta-feira- 18 de maio de 2017



As Extensionistas da ASCAR/EMATER Luciana Pranke e Cinara Alves, em busca de auxiliar na ampliação da produção leiteira do município de Piratini, inovam ao utilizar o pátio da instituição como viveiro de propagação de mudas de variedades de pastagem perene.

O maior problema enfrentado pelos produtores de leite é o vazio forrageiro, cuja característica é a escassez de pastagens tanto em quantidade, como em qualidade nutricional, compreendido entre os meses de março/abril/maio e setembro/outubro, ou seja, na transição entre pastagens de verão e inverno. Este processo se reflete na queda de produção de leite e perda de peso dos animais, além da ocorrência da Síndrome LINA (Leite Instável Não-Ácido), o que impossibilita a aceitação do produto pela indústria.

Segundo Luciana, “As variedades escolhidas foram Tifton e Jiggs, por serem espécies de forrageiras que melhor se adaptam à região, suportando o frio intenso do inverno e as altas temperaturas do verão”.

Outra característica destas gramíneas é a possibilidade de fenação, cujo processo consiste na colheita e desidratação, possibilitando assim o total aproveitamento da massa gerada.
De acordo com Cinara, “esta iniciativa visa a diminuição de custos de implantação de pastagens anuais e o valor de aquisição de mudas destas variedades, disponibilizadas aos produtores gratuitamente”.

Na próxima reportagem, apresentaremos os resultados obtidos com a perenização de pastagens nos produtores acompanhados pela ASCAR/EMATER. Acompanhe nossa Série de Reportagens sobre...

Foto e Redação: ASCAR/EMATER


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!