quinta-feira, 23 de maio de 2019

Carter quer divulgação da lista de espera da saúde


Quinta-feira- 23 de maio de 2019
Carter espera aprovar  o projeto no inicio de junho
O emedebista Jimmy Carter registrou na sessão ordinária do parlamento piratiniense, ocorrida na segunda-feira (20), um Projeto de Lei que deverá ser votado no princípio de junho, e que se aprovado e futuramente sancionado pelo prefeito Vitor Ivan Rodrigues, obrigará o município, via Secretaria Municipal de Saúde, divulgar em seu site oficial, a listagem de pacientes que aguardam por consultas, exames ou procedimentos cirúrgicos, a grande maioria realizada em Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pelo texto, a divulgação deverá garantir o direito de privacidade dos pacientes, sendo divulgado apenas o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS).  O parlamentar destaca que todas as listagens disponibilizadas deverão seguir rigorosamente a ordem cronológica de inscrição para a chamada dos requisitantes.

“Estou pensando em quem está a algum tempo aguardando pelos procedimentos e, em muitos casos sem perspectiva de quando o que necessitam para solucionar o seu problema de saúde vai ocorrer, quando serão chamados, portanto precisamos de transparência nesse sentido”, justifica Carter.

O vereador exemplificou a demora com que alguns usuários do SUS enfrentam, com dois casos de piratinienses que sofreram ou sofrem com a lentidão da fila, pessoas as quais a reportagem conversou.

Diva Moraes, 60 anos, residente na área rural do município, afirma que sofreu durante dez anos com as dores causadas por cálculo na vesícula biliar, até que quando seu estado ficou grave em 2017, a família reuniu os R$ 6 mil necessários para custear a cirurgia de forma particular, o que lhe devolveu a boa saúde.

“Não tinha mais como aguardar. Eu já não conseguia comer nem ingerir líquidos, não caminhava direito e emagreci muito. No ano em que finalmente consegui me operar, ouvi da Secretaria de Saúde de Piratini que, mesmo eu estando há uma década na fila ainda havia duzentas pessoas à minha frente”, relembra.

Para o aposentado José Milton Alves Teixeira, 60 anos, a espera começou em 2013, quando ele passou a integrar a fila para por uma prótese no fêmur, a segunda, pois em 2006 ele já passou pelo mesmo procedimento em uma das pernas.

“Na outra também ocorreu um desgaste, o que causa dores contínuas que não aliviam nem mesmo com os medicamentos. Estou esperando há seis anos, mas nada de ser chamado pelo Hospital da Furg em Rio Grande. Estou esperançoso outra vez, pois julho deste ano é a nova data”, vislumbra.



Nael Rosa- redator responsável
Contato: 53-84586380
Cel: 9-99502191
Naelrosa@nativafmpiratini.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!