segunda-feira, 13 de maio de 2019

Emater e Apecol preparam 5ª Feira do Feijão Orgânico


Segunda-feira- 13 de maio de 2019
Feira sera realizada na Praça Inácia Machado da Silveira

A Emater, em conjunto com a Associação de Produção Ecológica Conquista da Liberdade (APECOL) está nos preparativos finais para a 5ª Feira do Feijão Orgânico de Piratini, evento que este ano será realizado dia 29 de maio na Praça Inácia Machado da Silveira.

Segundo a extensionista rural da Emater, Luciana Pranke, no que diz respeito à quantidade de variedades de feijão produzidas sem a utilização de agrotóxicos, essa edição será igual à promovida em 2018, ficando o diferencial para o evento paralelo.

“Este ano a feijoada que será comercializada no horário de almoço durante a feira e que ocorre no Galpão de Rondas do 20 de Setembro CTG, além de ser preparada com o feijão preto e com uma das variedades de colorido, também será servida com o feijão branco. A intenção é agradar a todos os paladares, pois o sabor é diferenciado em relação aos demais citados e utilizados”, explicou a extensionista.

Ela frisou que, a intenção sempre é ampliar o que é disponibilizado para a comercialização na feira, o que esse ano não será possível devido ao clima não favorável que prejudicou a primeira safra, normalmente colhida em janeiro e que foi praticamente perdida devido ao excesso de chuva, restando aos produtores colher a segunda safra no mês de maio.

Luciana destacou que a produção de feijão orgânico há poucos anos não existia em Piratini, tornando-se isso uma realidade dado ao trabalho desenvolvido pela Emater junto aos agricultores hoje certificados e concentrados no segundo distrito do município.

“Dos quatorze produtores que estarão expondo e comercializando os feijões este ano, todos fazem participaram de um plano de recuperação de sementes criado pela Emater. Até então apenas uma variedade era produzida nessas localidades, e através da iniciativa e do apoio dado por nós, foram recuperadas quarenta variedades, o que nos levou a também estimular a criação da feira do produto”, lembra Luciana Pranke.

A venda da feijoada já está sendo realizada na Emater e na Feira da APECOL, que ocorre as  quartas-feiras na mesma praça do  palanque. O valor é de R$ 15,00 por pessoa e o consumo é livre.


Nael Rosa- redator responsável
Contato: 53-84586380
Cel: 9-99502191
Naelrosa@nativafmpiratini.com








0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!