terça-feira, 7 de maio de 2019

Índice de vacinação em Piratini é o pior da região


Terça-feira- 07 de maio de 2019
Secretário lamentou o desinteresse das pessoas na vacina
Um dia após  a data escolhida para a vacinação em massa contra a Gripe H1N1, ocorrido em 4 de maio, o secretário municipal de Saúde, Diego Espíndola, fez sua avaliação da campanha que será encerrada dia 17 do mês corrente, e a exemplo de 2017 e 2018, disse estar decepcionado mais uma vez com o índice alcançado até  momento: 44,40% dos 80% pretendidos, ou  uma parte pequena das 6.635 pessoas que são alvo da imunização em Piratini.

“Lamento ter que outra vez divulgar que o município tem o menor índice entre as 22 cidades da metade sul. Não temos e nem sabemos mais o eu fazer para convencer aqueles que fazem parte dos grupos de risco por terem a imunidade mais baixa, como por exemplo, crianças, gestantes e idosos, a procurarem as unidades de saúde para receberem a vacina”, disse Espíndola.

Para o secretário, o que tornou a  ocorrer é motivo de grande preocupação, pois o mês de maio é geralmente marcado pela alternância de frio e do calor fora de época, o que agride  organismo tornando as pessoas mais suscetíveis a constipações, e logo após virá o frio intenso do inverno, o que no sul torna o organismo humano mais vulnerável.

“Diante dessa característica do nosso clima o Ministério da Saúde foi convencido a antecipar em 45 dias a vacinação contra a H1N1 no Rio Grande do Sul com relação ao resto do Brasil, o que para nós de novo de nada adiantou, pois nem diante dos riscos iminentes as pessoas se convenceram”, lamentou o gestor, que acrescentou que esse comportamento acaba muita vezes por irritar quem busca as unidades de saúde e é informado que não pode ser vacinado por não pertencer aos grupos de risco.

“ Destaco que não somos nós do município que definimos quem  tem direito à vacina, e sim, a Secretaria Estadual de Saúde diante das normas do Ministério da pasta, mas imagino que a exemplo de anos anteriores e com essa sobra enorme de doses, até o dia 20 de maio deveremos liberar  a vacinação para toda população de Piratini “prevê.


Nael Rosa- redator responsável
Contato: 53-84586380
Cel: 9-99502191

Naelrosa@nativafmpiratini.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!