quinta-feira, 17 de julho de 2014

Saúde: Agentes podem ter aumento de salário

Quinta-feira-17 de julho
Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias de Piratini, já podem vislumbrar um aumento de salário, o que ocorrerá se o prefeito Vilso Agnelo, PSDB, acatar um requerimento da oposição onde o autor é Marcial Guastuci, PMDB, que na última reunião da Câmara de Vereadores requisitou que à prefeitura enviar à casa um Projeto de Lei fixando piso salarial de R$ 1.014,00 (mil e quatorze reais) e jornada de 40 horas semanais, neste caso somente para os concursados para Endemias, ficando assim de acordo com Lei Federal nº 12.994 sancionada em 17 de junho deste ano.
Ao reprisar o que reza a nova lei, Guastuci lembrou que cabe ao município elaborar ou ajustar os planos de carreira, definindo a remuneração e os critérios de progressão e promoção.

- Neste sentido Piratini está muito abaixo do que é de fato e de direito. Hoje, pelo que ouvi de um concursado, a renda mensal não alcança oitocentos reais e, no Brasil, todos os municípios que estão abaixo do piso básico já encaminharam ou já forneceram o reajuste-  explica o vereador que fez um comparativo e frisou a importância das categorias citadas.
- A cidade de Pinheiro Machado, vizinha de Piratini e, com menos habitantes, possui no mínimo uns 30 agentes, já nós estamos muito abaixo disso, concentrando-se os existentes no Bairro Cancelão e na Agrofil. 
Precisamos muito desses profissionais já que o trabalho deles desafoga a saúde curativa ao atuarem na prevenção de doenças, então, nada mais justo que o prefeito cumpra a - nova lei reajustando estes servidores- finalizou.

Em contato com o secretário de administração Humberto Porto, ouvimos que o pedido do vereador já está em análise no setor jurídico da prefeitura e, após esta etapa será emitido um parecer.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!