quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Chama:Centelha da tradição chega à Piratini

Quinta-feira-11 de setembro
Depois de cinco dias e 120 quilômetros, a centelha foi entregue à organização
Depois de cinco dias no lombo do cavalo, tempo necessário para partir de Herval e fazer 120 quilômetros, chegou à Piratini nesta quinta-feira, a cavalgada que conduziu a centelha responsável por marcar o inicio dos festejos farroupilhas na cidade que por sua história é chamada de Pátria de Bombachas.
Às 17hs, 54 cavalarianos entraram na Avenida Maurício Cardoso para cumprir a última etapa desta missão que traduz a tradição gaúcha.

A centelha foi entregue ao organizador da Semana Farroupilha de Piratini, Humberto Porto e esta noite permanecerá sob a guarda da Brigada Militar para amanhã ser levada ao Centro de Eventos Erni Pereira Alves que abrigará nove dias de atrações artísticas.

Entre os cavalarianos, um recordista. Luís Alberto da Rosa Reis, 45 anos, novamente a exemplo do  que ocorreu ano passado, foi um dos responsáveis pelos pavilhões postados à frente dos demais.
Ao conduzir a bandeira do Estado
ele dava fim a sua 26º edição de condução de chama.

Depois de muito carreteiro, tertúlia de gaita e violão, jogo de truco e de vez em quando um trago de canha pra molhar o peral da goela, como canta em prosa e verso Walter Moraes em "Coisas do meu mundo de peão", o pecuarista não soube bem definir o que o move a manter a aventura regada a sacrifícios  causados por exemplo, pela chuva, mas, de puro prazer por manter viva as coisas do pago sulino.

- Não consigo encontrar palavras que traduzam este amor pela tradição e pelo Rio Grande. É o que nos leva a fazer tamanho esforço- limitou-se  dizer.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!