segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Resto de 35 conquista 14º título de campeão

Segunda-feira- 22 de setembro
Piquete conquistou seu 14º título de campeão do desfile farroupilha
Uma história que começou em 1982 quando levaram para o desfile o tema “Trajes Típicos e a Moradia Tradicional do Gaúcho”, introduzindo ali, no festejo maior da data máxima do tradicionalismo, as alegorias em desfiles farroupilha em Piratini.

 De lá pra cá, o Resto de 35, supercampeão com 32 títulos em 33 anos se somados os vice- campeonatos, acumula vitórias, sendo o tema” Contrabandista” usado este ano, o responsável pelo 14º campeonato fundado por Marcial Guastuci, que mais tarde teve a adição do irmão  Vagner Guastuci, o Patorra, que escrevem os roteiros vitoriosos do piquete apatronado por Fernando Lucas.

Em 2014 foram 180 cavalarianos, inclusive com a presença de participantes de oito outras cidades da região, o que assegura o vice- patrão Vagner Guastuci, o Patorra, coloca o 35 entre os maiores da região sul.

Na avenida, o Resto de 35 contou a história do contrabando, atividade ilícita histórica, mas que também ajudou a escrever uma parte da cultura no Rio Grande do Sul.
Contrabando nas fronteiras e fora delas foi usado como tema
- Entre as diferenças do atual e do antigo, está a tecnologia. Antes era contrabandeado perfume, seda, sapatos, cavalos, couro e outros. Tinha até padroeiro-registra Patorra, se referindo a São Jerônimo que protegia os responsáveis pelo vai e vem do proibido nas fronteiras com a missão de enganar a fiscalização aduaneira.

- O carro chefe do contrabando era o amor roubado, a paixão proibida- brinca o roteirista ao lembrar que passar com a mulher do outro pela fiscalização também era um desafio.

Da criação à apresentação do que convenceu os jurados do desfile farroupilha na terra de Barbosa Lessa, muito estudo para fidelizar o tema. Para isso, Patorra conta que houve uma profunda pesquisa, um mergulho em livros e contos envolvendo inclusive os filhos de aduaneiros.
Quanto ao segredo para tantos e seguidos títulos, Guastuci acredita que organização, competência, conhecimento da cultura e a amizade e parceria forte entre os integrantes, estão entre os elementos que levam ao sucesso.

Como ponto negativo, ele aponta a falta de incentivo financeiro para que as entidades possam elevar a qualidade no que é apresentado.
- O prêmio para o campeão foi de R$ 500,00 e o gasto que tivemos para fazer o desfile deste ano foi em torno de R$ 7.000,00 – informou o vice- patrão.

Resultado:
1º Lugar- Resto de 35
2º lugar- Querência Chucra
3º lugar- Vieira da Cunha
Melhor Patrão- Dário Nunes-Herdeiros da Tradição- 
Melhor Ronda Crioula- Vieira da Cunha
Melhor Piquete na busca da Chama Crioula- Rastro de Farrapos




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!