terça-feira, 21 de outubro de 2014

Castro pede teste de coração em recém nascidos

Terça-feira-21 de outubro
Projeto de Castro tornaria o exame obrigatório no hospital de  Piratini
O vereador Sérgio Moacir Castro, PDT, apresentou na sessão da terça-feira um projeto de Lei que se aprovado permitirá que os recém- nascidos no Hospital Nossa Senhora da Conceição de Piratini passem pelo que ele batizou de “Teste do Coraçãozinho”, ou seja, um exame de oximetria que se somaria aos já existentes para detectar anomalias em bebês nascidos no Centro Obstétrico da instituição.

O teste é capaz de detectar a Hipóxia (falta de oxigênio), o que se constatada com antecedência permite um tratamento eficaz.
Para tal e, em caso de aprovação, o hospital precisará se adequar adquirindo o aparelho que segundo o vereador tem um custo irrisório diante de sua importância: cerca de quatro mil e oitocentos reais.
- Este projeto de Lei se justifica pelo simples fato de que várias doenças podem passar despercebidas no exame de maternidade e só serão detectadas se ocorrer uma busca maior, pois, muitas vezes a criança nasce aparentemente normal, mas no final da primeira semana ou do primeiro mês de vida desenvolve um quadro de choque e não há tempo hábil para o atendimento – explica o parlamentar.

Segundo Castro, uma pesquisa feita por ele apontou que entre 30 e 40% das crianças que tem problemas cardíacos graves recebem alta das maternidades sem o diagnóstico.
- Temos que descobrir no berçário e o primeiro passo sem dúvida é a oximetria – completa.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!