quinta-feira, 1 de março de 2018

Decreto fecha escola após 65 anos de atividades

Quinta-feira, 01 de março de 2018
Diretora Mariza Rocha afirmou que vai recorrer à justiça
A direção argumentou, criticou, protestou, mas não conseguiu sensibilizar a prefeito em exercício Jackson Cabral- PSDB, a não oficializar o decreto do executivo. Já uma realidade: as nove salas de aulas da Escola Passo do Machado, localizada a 17 quilômetros da área urbana, já interior de Pinheiro Machado, não receberão alunos em 2018 para o inicio do ano letivo.

A decisão foi informada a exatos 125 pais, alunos e funcionários do educandário às 14h desta quinta-feira, 01 de agosto, no pátio do colégio que este mês completa 65 anos e segundo a diretora Mariza Rocha encerrou as atividades no ano passado com 70 estudantes distribuídos entre pré- escolar e ensino fundamental.

“Foi uma missão difícil, mas uma ação necessária. Viemos até a comunidade para anunciar que a partir de agora a escola suspenderá temporariamente suas atividades por fazer parte de nossas medidas de contenção de despesas, já que é publico estar o município atravessando uma situação financeira preocupante. Temos a consciência da importância desta instituição, mas ela já teve mais de 240 alunos e hoje tem um número inferior a 50, se tornando com isso uma estrutura cara para ser mantida”, argumentou Cabral, responsável por também afirmar que com a interrupção das atividades escolares no local, o único a ser fechado no município, a economia será de 300 mil reais por ano.

Ao usar a palavra Mariza Rocha resumiu sua indignação: “não estou acreditando que dois professores estão fechando uma escola”, disse, se referindo não só ao vice- prefeito Cabral, professor de educação física e ao secretário Leonardo Morais, também educador e que foi aluno da instituição.

“Estamos tristes e vamos ao choro constantemente ao ver que realmente retiram as crianças e os adolescentes daqui mesmo eles tendo à disposição toda a estrutura três vezes por semana em turno integral, para mandar à cidade onde ficarão sujeitos às mazelas da área urbana- ampliou a diretora.

Ela afirma que ouviu do prefeito José Antônio Rosa, PDT, que ao menos o pré-escolar seria mantido no Passo do Machado, mas, agora para sua surpresa ocorre o fechamento sob o argumento de redução de gastos, o que ela não concordará até ver e comprovar que isso vai realmente vai ser impactante para melhorar a situação que vivencia atualmente Pinheiro Machado.

Há uma preocupação não só por parte da gestão do colégio, mas também da comunidade em torno dele, com a preservação do prédio que temem seja atacado e destruído pelos vândalos por permanecer fechado por tanto tempo.

“O que estão fazendo com o prédio onde funcionou um dia um posto da Policia Rodoviária Federal, hoje destruído, demonstra bem a situação de calamidade em que vivemos, e essa estrutura que ensinava poderá ter o mesmo futuro, pois cinco anos, tempo proposto pelo decreto, são suficientes para que jamais consigamos recuperar o que aqui existe. Não terá volta”, vislumbra.

Os alunos serão realocados em três outras escolas situadas na cidade e, diante da oficialização da decisão, Mariza afirmou que o próximo passo será tentar junto à justiça a reversão do quadro.
Nael Rosa- 
Contato: 53-84586380
Naelrosa@nativafmpiratini.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!