quarta-feira, 14 de março de 2018

Diego diz esperar que justiça aponte reais culpados



Quarta-feira- 14 de março de 2018
Secretário disse que espera que justiça aponte reais culpados, caso eles existam
Diego Espíndola, secretário municipal de Saúde de Piratini usou uma de suas contas na rede social para manifestar-se sobre o processo o qual é réu da Ação Civil Pública onde o Ministério Público é autor e que o já o condenou por improbidade administrativa em duas instâncias sendo ele obrigado a pagar 39 mil reais em multa e a perda da função como gestor da saúde em Piratini.


A pena imputada é devido ao secretário ter intermediado a partir de 2011 a contratação de funcionários para a Estratégia de Saúde da Família- ESF, através da Associação venda da Lata sem a realização da devida seleção ou concurso público, o que conforme a sentença fere princípios básicos da administração pública.


A manifestação de Diego que ainda não havia se pronunciado sobre o caso provocou uma onda de apoio pelas redes sociais que mostram a aprovação de sua gestão frente à pasta e ainda de críticas ao Poder Judiciário que aguarda assim como o gestor o julgamento do último recurso, hora analisado pelo Supremo Tribunal Federal e que vai decidir se haverá ou não afastamento da função pública, pois a multa de cinco vezes o salário de secretário acrescida de juros já está sendo executada.


Na nota Espíndola frisa que é preciso esclarecer (já que questões processuais normalmente estão distantes dos interesses e da compreensão da maior parte da população), que a acusação não trata de desvio de dinheiro público, mas sim de improbidade administrativa, ou seja, não respeitar toda a burocracia, o que ele classifica como estúpida imposta pela legislação brasileira. “Jamais coloquei em meu bolso um centavo de forma indevida”, ressalta o secretário.


Ele destaca que o processo segue correndo e não é definitivo e continuará a recorrer às instâncias competentes buscando esclarecer os fatos e apurar se existe culpa e quem seriam de fato os culpados pelas alegadas irregularidades.

“Mantenho minha fé na justiça do Brasil, mesmo que ela nos últimos tempos tenha faltado tanto com seu compromisso de salvaguardar a Constituição Federal e os direitos e deveres de cada cidadão”, disse.


 Acrescenta Também que todas as vezes que contribuiu com a qualificação do atendimento público, gratuito e com a melhor qualidade possível a cada cidadão, não foi possível o luxo de pensar no passado e que existem ainda muitas dores para curar, enfermidades para tratar e angústias para aliviar, e, enquanto ele, Diego puder contribuir com essas pessoas permanecerá na luta por um SUS gratuito e de qualidade.



Por fim, ele agradeceu a família que o tem apoiado muito desde que ingressou na vida pública, também à sua equipe jurídica que continua trabalhando para que ele possa esclarecer e sensibilizar a justiça sobre a realidade dos fatos - e, principalmente, toda a comunidade de Piratini pelo apoio recebido desde que o caso foi destaque na imprensa.


“Foi emocionante receber tantas mensagens de carinho, assim como ler tantos e tantos usuários do SUS que atendemos ao longo destes anos comandando a pasta no nosso município, e que não hesitaram em defender nossa história e nosso legado na saúde piratiniense. Isso torna menor qualquer obstáculo em nosso caminho”, encerra.


Nael Rosa- 
Contato: 53-84586380
Naelrosa@nativafmpiratini.com






0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!