terça-feira, 27 de março de 2018

Defesa Civil tira dúvidas sobre decreto de emergência


Terça-feira- 27 de março de 2017
Sargente esclareceu pontos importantes aos presentes
Em uma audiência pública onde foi proponente o vereador peemedebista Marcial Guastucci, evento realizado na tarde da terça-feira, 26, nas dependências da Câmara de Vereadores de Piratini, o sargento da Defesa Civil do Estado João Domingues, detalhou para os representantes de todas as bancadas e também para interessados presentes na assistência os trâmites possíveis a partir de agora e diante  da homologação pelo Estado e reconhecimento através da União do decreto de emergência de iniciativa do prefeito Vitor Ivan- PDT, devido a estiagem que assolou e ainda prejudica, agora numa escala menor dado as chuvas recentes, mas que deixou um rastro de prejuízos para trás ainda não possíveis de ser sanados.

João destacou que sua presença teve como objetivo esclarecer a comunidade sorbre o papel do órgão o qual representa, não só a população, mas também munir gestores de subsídios para atuarem neste período atípico. Estranhou, mas compreendeu a ausência dos maiores interessados, ou seja, o homem e a mulher do campo, que concorda ele não estavam na audiência porque certamente naquele momento atuavam na lavoura ou ao menos do que restou dela.

“Nosso papel é levar ajuda humanitária para as pessoas nas cidades que decretaram situação de emergência. Viemos dar o apoio técnico com a inserção de dados e consultoria, tornar público nosso parecer favorável ou desfavorável, e posteriormente fazer a entrega de ajuda humanitária se o município fizer essa requisição para o Estado”, explicou o sargento.

Ele disse que  a cidade  é certamente uma das mais castigadas e que sintetiza o quadro crítico que o município atravessa apontando o efeito adverso. A visita foi feita e a partir desta foi feita a inserção de dados, o que vai ajudar na construção de laudos, do decreto ou de qualquer outro documento e leve essas informações ao Palácio Piratini e ao Governo Federal.

“A gente percebeu, assim como também nas outras cidades da região, um déficit hídrico  que carece do apoio das esferas superiores. Já está homologado pelo Estado e reconhecido pela união a situação de emergência de Piratini”, explicou João que ampliou:
“ Isso é importante, pois habilita o município a buscar recursos e também aos  agricultores que tem contratos com instituições financeiras. De posse do decreto municipal,  da cópia da publicação do Diário Oficial do Estado,  e da cópia do Diário Oficial da União, será possível repactuar suas dívidas”.

Outro ponto importante destacado por ele é que através da Defesa Civil Estadual, é possível após os trâmites legais acessar o sistema onde o município insere os dados, o que vai ajudar na parte humanitária, ou seja, colaborar  para que as pessoas cadastradas no NIS  tenham acesso a uma sacola econômica. Já quem não tem o NIS, é inserido em outra relação acompanhada de uma certidão da assistência social do município que vai atestar a vulnerabilidade social.
Nael Rosa- 

Contato: 53-84586380
Naelrosa@nativafmpiratini.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!