sexta-feira, 1 de junho de 2012

Casal de agricultores é homenageado na Semana do Meio Ambiente


O troféu João Modesto Madruga, homenagem criada através de um projeto do vereador Juarez Machado de Farias e que reconhece o trabalho do homenageado, hoje com 80 anos, por ter sido ele o responsável pelo primeiro viveiro de mudas da cidade e que geraram grande parte das árvores existentes nas praças da cidade, foi entregue durante a solenidade de abertura da IV Semana Municipal do Meio Ambiente, realizada hoje pela manhã no saguão da Prefeitura de Piratini
O reconhecimento premia pessoas que lutam contra a degradação da natureza e foi entregue pessoalmente por João ao casal Edinson Carmemlito Rodrigues (Paisano) 62 anos e Joana Celeste Mosmann, 58, agricultores que residem no Assentamento Rubira I, segundo distrito.
A homenagem justifica-se pelo modo como ambos decidiram viver utilizando apenas um dos cinco hectares que possuem para subsistência plantando hortaliças, milho e feijão, tudo sem agrotóxico onde parte é comercializado.
O restante da terra é direcionado a preservação da natureza com o cultivo de mudas de roseiras, figueiras, videiras e muitas variedades  de arvores nativas.
Como observou durante a solenidade o vereador Juarez Machado de Farias, Celeste e Paisano, mesmo diante das dificuldades comuns encontradas em  um lote rural, jamais permitiram a degradação ao eco sistema como por exemplo,  a queima de carvão para venda, possibilidade existente em suas terras.
Durante a estiagem do verão passado, registrou o edil, autor da sugestão para os homenageados, ela e o marido carregavam cerca de duzentos litros d’água de balde para regarem a horta de onde tiram o sustento. Ao ouvir o relato a agricultora se emocionou e, do alto de sua simplicidade ampliou a emoção com lágrimas compartilhadas pelos presentes quando fez uso da palavra para agradecer a escolha dela e do marido para receberem o troféu.
- A gente não quer dizer que nosso exemplo é o caminho certo, mas sim mostrar,  há outro a seguir que não seja a destruição, o da preservação. O sonho maior é ver as crianças  tendo acesso a isso e assim entendam: somente através delas é que vamos conseguir mudar alguma coisa - acredita a agricultora que ao finalizar arrancou longos e sinceros aplausos.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!