sábado, 9 de junho de 2012

Seca castiga interior e Prefeitura atinge limite de distribuição


Lata d’água na cabeça lá vai Maria, lá Maria...
O refrão faz parte de uma marchinha de carnaval que foi sucesso na década de 50. Escrita por Candeias Junior, ela resumi o cotidiano de centenas de famílias da zona rural de Piratini que sofrem com a estiagem prolongada.
A contemporaneidade substituiu a lata pelo balde, utensílio doméstico companheiro da dona de casa Tânia Souza, 41 anos, residente no  Venda da Lata, 1º distrito, que enquanto clama e aguarda pela água distribuída pelos Caminhões Pipa da prefeitura, percorre diariamente uma pequena via cruscius, cerca de cem metros, até o poço artesiano mais próximo que já agoniza oferecendo centímetros do liquido acumulados junto à base, algo em torno de três metros abaixo do nível normal.
- A situação aqui é precária e triste já que  não há mais água pra nada. Há mais de um mês não chove e as duas cacimbas já estão secas – conta Tânia, a beira de um dos reservatórios com diâmetro superior há dois metros.
 Relatou que mesmo já quase secas, as cacimbas são as únicas fontes para matar a sede da família e dos pequenos animais, já que as ovelhas, porcos e o gado ainda contam com o açude da prpriedade.
- Não tenho base de quantas viagens faço por dia carregando água de balde. Desse  poço que quase transborda quando tá normal, sai pra dar aos bichos (aves), beber, pra  nossa higiene e  limpeza da casa. Pedimos ao caminhão pipa, mas até agora nada – relata rural.  
Reunião urgente vai tratar de medidas-
Hoje à tarde o secretario de urbanismo Adil Fagundes, mostrou sua preocupação  com o  esgotamento das forças públicas diante do problema.
Adil disse com exclusividade ao Blog Eu Falei, que os dois caminhões Pipa da prefeitura, com capacidade de cinco e dez mil litros, não estão dando conta de tantos pedidos feitos por moradores do interior já sem água.
- Os caminhões não param. Chegam do interior, carregam na Corsan e retornam novamente, mas não está sendo suficiente – lamentou o secretário.
Os veículos conseguem atender no máximo noventa famílias e a limitação será tema de uma reunião na segunda-feira.
- Vamos nos reunir com o prefeito Vilso Agnelo nas primeiras horas da manhã para expor o problema e tentar encontrar outra forma de ampliar a distribuição – informou.
Previsão- O alento para os moradores da zona rural pode chegar na próxima semana quando, segundo os sites especializados em previsão meteorológica a partir de quarta-feira a chuva deve cair em Piratini.
O pico da precipitação conforme o site Climatempo, será na quinta-feira quando se a previsão estiver correta deve chover 27 milímetros. Já o site Tempo Agora, garante, mesmo que pouca, chuva de sexta-feira até a segunda-feira, 18 de junho, variando entre quatro e doze milímetros.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!