terça-feira, 19 de junho de 2012

Conceição: um hospital próximo da independência financeira


Laerto e Diego com Ciro Simoni

A conquista das duas novas referências, urologia e dermatologia, fruto da parceria exitosa entre a Prefeitura de Piratini e Hospital Nossa Senhora da Conceição, para a entidade de saúde vai bem mais além do que oportunizar para os moradores locais essas especialidades e trazer para o município consultas marcadas em 22 cidades da região sul, o que hoje já acontece com a otorrinolaringologia como mostram as fotos onde carros e micro ônibus de Arroio do Padre e Santana da Boa Vistas descarregam seus pacientes.


A assinatura do no fim da semana passada em Porto Alegre do contrato pelo diretor Laerto Farias e pelo secretário de saúde Diego Espindola que autoriza Piratini implantar o novo serviço é o cheque com fundos em médio prazo para que o Conceição adquira a independência.

- É claro que queremos continuar a parceria com a prefeitura, afinal ela nos trouxe muitas conquistas. Mas referenciar duas novas especialidades significa adquirir nossa independência financeira deixando no passado sobreviver dos repasses ao Pronto Atendimento – explica Laerto, referindo-se as verbas que a entidade recebe mensalmente dos cofres públicos e que dão atualmente suporte ao hospital de caridade.



Pacientes de Arroio do Padre
Mudança de categoria- Quando os inscritos e integrantes da fila de espera da dermatologia que atualmente está com uma demanda reprimida em torno de dois mil pacientes e  urologia que ultrapassa três mil, começar a desembarcar em Piratini, logo em seguida os cofres do hospital começam a receber do Estado os valores pela referencia e essas verbas já tem destino: a mudança de categoria.

- Vamos construir mais leitos em cima dos quatorze que já estamos erguendo com recursos próprios aos fundos do  hospital e isso vai nos permitir mudar de categoria – ambiciona.

 O diretor explicou que atingir cento e seis leitos oportunizará que a entidade possa referenciar outras especialidades como a oftalmologia e cirurgias gerais, vesícula e hérnias e outras, próximos alvos a ser atingidos e o que também significa estímulos financeiros por parte do estado previstos para municípios que  implantam mecanismos para desafogar as filas de espera por consultas. Esses recursos já chegam a Piratini pela conquista do Samu, leitos psiquiátricos, tratamento de pessoas vítimas do álcool e drogas e Casa da Mãe Gestante.

O secretário Diego Espindola comentou a conquista lembrando que isso aumenta a responsabilidade tanto do município quanto do hospital em oferecer uma estrutura a contento que passa impreterivelmente pelo bom atendimento.

- Agora teremos o grande  compromisso com toda esta comunidade  de fazer um atendimento  de qualidade Piratini faz história  no SUS por ser uma cidade de pequeno porte a assumir três referências – entende Diego

Conceição deve mudar de categoria
Prazos para implantação- Uma das novas referências já começa a funcionar no mês que vem. Dia 05 de julho o médico Gustavo Batista, conhecido da comunidade por dar plantão no P.A, mas também formado em dermatologia, começa a fazer a fila estacionada há anos andar quando ao atender os primeiros pacientes com problemas de pele.

Laerto informou que o hospital está investindo pesado na compra de equipamentos para que micro, pequenas e médias cirurgias de pele sejam realizadas no Centro Cirúrgico do Conceição.

No caso da urologia a espera será um pouco maior. Nesta sexta-feira a direção do hospital se reúne com a equipe de urologia composta por três especialistas e um anestesista, para definir e assinar o contrato, entre eles o renomado Carlos Augusto Bispo e o também urologista Sergio Gomes Henrique, autoridades no assunto em Bagé. A previsão é que as primeiras consultas aconteçam em sessenta dias.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!