segunda-feira, 18 de junho de 2012

Índice baixo de vacinação contra Pólio decepciona secretário


Em Piratini, o sábado de vacinação foi marcado pelo mau tempo, onde mesmo fraca, a chuva pode ter inibido os pais em tirarem seus filhos de casa para tomar a gotinha contra a Poliomielite no início da Campanha Nacional de Vacinação.

Na noite do domingo, já de posse da quase totalidade dos dados, o secretário municipal de saúde Diego Espindola, demonstrou sua decepção diante da cobertura alcançada.
- Tínhamos e queríamos ter atingido no mínimo 80%, índice já menor que o exigido pelo Governo do Estado que é de 95%, durante toda a campanha, mas não chegamos a 50% dessa meta. Os pais têm que entender a importância de livrar seus filhos da paralisia infantil – avaliou Diego.

A estrutura de saúde local objetiva imunizar 1200 crianças entre 0 e 5 anos até 7 de julho, final da campanha e no sábado, o movimento nos quatro principais postos de saúde de Piratini, somado ao trabalho das equipes volantes, levou os profissionais de saúde acreditarem que a meta pretendida, 960, seria atingida, já que somente o Posto Central, até às 14:00 hs, 300 crianças já havia recebido a gotinha.

Os pequenos, Pietro Dias Domingues e Dagma Ortiz Duarte (fotos), receberam tranqüilos a dose responsável por manter o Brasil há 23 anos longe da doença que não tem tratamento, o que rendeu ao país o certificado de erradicação concedido pela Organização Mundial de Saúde.

Entre as metas não atingidas pela da secretaria local, das 219 crianças de 0 a 01 ano esperadas apenas 110 compareceram. Entre 01 e 02 anos, somente 117 das 219 aguardadas foram levadas pelos pais. De 02 a 03 anos, 100 de 204. Dos 251 pequenos com idade entre 3 e 4 anos ,105 receberam a cobertura vacinal e com 05 anos, somente 129 das 266 esperadas foram imunizadas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!