quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Enquete revela grau de escolaridade para Câmara



            70% dos participantes apontaram ensino médio para candidaturas

Jéferson de Almeida
O blog Eu Falei e a rádio Nativa FM, abriram a discussão em torno do grau de escolaridade mínimo necessário para lançar-se na vida pública através de cargos eletivos.
Pelo Facebook e no Programa Bom Dia Nativa, internautas e ouvintes opinaram sobre o assunto tendo que escolher três opções ao responder a seguinte pergunta: qual o grau de escolaridade é necessário para ser um vereador?
As alternativas foram:1º grau, 2º grau ou ainda, nenhuma delas, não havendo assim, a necessidade de formação escolar para ocupar concorrer e ocupar o cargo.

A enquete pelo Fecebook teve o mesmo percentual de resposta do questionamento realizado pela rádio.
Setenta por cento dos participantes responderam que o ensino médio é a formação mínima para candidatar-se ao legislativo.Entre àqueles que entendem ser necessária apenas a conclusão do fundamental, ou seja, o 1º grau, a percentagem atingiu 23%. Concluindo, 8% responderam que não há a necessidade de nenhum dos dois para candidatar-se a vereador.

 Abaixo  algumas opiniões publicadas na rede social.

Anajara Brembatti
Jeferson de Almeida entende que além de uma formação escolar mais ampla, seria preciso ainda um teste mais rigoroso antes concorrer a uma  função pública.
- Assim como todos nós temos que fazer concurso para empregos públicos, os políticos de uma maneira geral deveriam fazer uma espécie de Enem do poder público, para somente após isso ter o direito à candidatura –.

O comerciante Wagner Realan, entende que o estudo é necessário, mas acrescenta: - Muitos dos maiores empresários nunca estudaram, só tem tino para o negócio e existem grandes estudiosos que receberam empresas e quebraram. Já dizia um mestre. "Na política existe muito político sem estudo que não se diferencia tanto dos doutores analfabetos" .

Rochane Peres
Rochane Peres escreveu: no mínimo o 2º grau, afinal de contas, para qualquer emprego hoje é essa a exigência. Porque para vereador é diferente? Há candidatos que nem ler sabem direito, então como vão elaborar um projeto? –

Anajara Brembatti: já vimos muitos vereadores, prefeitos, líderes políticos de todos os jeitos, com ou sem estudo, mas no final, o que acaba importando é o caráter. Desde cedo está tudo errado. Os valores no Brasil são completamente invertidos. Um professor passa a vida reivindicando aumento de salário e jogadores ganham fortunas e ninguém quer saber se passaram na escola ou não –
Rô Peres- Acredito que o necessário é que haja um tipo de avaliação a respeito das funções do cargo pretendido e do funcionamento do município, e que só possa se candidatar aquele que obtiver um bom resultado -

1 comentários:

  1. Concordo com a opinião de vocês.
    Mas vou deixar um questionamento.
    Porque exigir estudo de candidatos se os eleitores não estão nem ai por projetos e propostas?
    A maioria dos eleitos não apresentaram nem um projeto.
    Uma pequena parte prometeu o obvio, e a minoria apresentou alguns projetos...
    Eu como candidato propus um debate dos postulantes a vaga de vereador, e meu pedido não obteve êxito.
    Concordo que devemos ter uma maior exigência dos candidatos, estudo e qualificação, mas também, temos que POLITIZAR os eleitores. Ou seja:que o eleitor seja consciente de seus direitos e deveres políticos; cívico.
    Minha modesta e sincera opinião.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!