sexta-feira, 19 de outubro de 2012

JIEMP reúne 130 nas disputas de atletismo


              130 alunos participaram da competição
Correr, suar, pular. Essa foi a rotina divertida e competitiva para 130 alunos da rede pública municipal de ensino durante toda a sexta-feira na Associação Rural de Piratini.
Assim como já havia ocorrido na etapa de futsal, realizada no Ginásio do Cancelão em agosto e que alcançou um sucesso até então inimaginável pelos organizadores, a versão atletismo dos Jogos da Integração Escolar do Município de Piratini, JIEMP, foi exitosa para mestres e estudantes.

O projeto idealizado pelos profissionais de educação física dos educandários públicos, teve a participação dos aprendizes da Vera Moreira, José Maria da Silveira, Antenor Elias de Matos, Vieira da Cunha, Padre Reinaldo e Alaor Tarouco, todos tirando o máximo do ensinado nos treinamentos em busca das medalhas em jogo.
Para o professor Daiquel Oliveira, da Escola  Vieira da Cunha, eventos como este representam bem mais que um estímulo para estudar e prêmios individuais.

- A educação física com fim pedagógico, eu entendo ser importante, por preparar o aluno para vida de muitas formas. Eles passam a entender que a escola não é apenas a sala de aula fixa, mas ela também em movimento e, assim como a vida, o esporte nos dá a oportunidade de estar sempre melhorando – disse o professor, que ampliou as lições dadas e recebidas através da competição estudantil.
- Eu sempre ensino o valor de se perder e ganhar. Isso nos faz respeitar o adversário e todas as pessoas. Hoje você é o perdedor e amanha o vencedor, amanhã o campeão e hoje poderá ser o derrotado. Tudo é passageiro e nos permite trabalhar para superar nossos limites - conclui.
Disputas envolveram escolas municipais
Mesmo não sendo o piso ideal (chão batido), a educadora física Stael  Palivorda,valoriza o espaço cedido,o que não lhe impede de sonhar com um futuro promissor onde visualiza uma estrutura adequada.
- Os JIEMP são uma promoção que nos permite identificar e revelar nossos talentos no atletismo, e temos muitos. Mas é uma situação muito complicada. Precisamos ter um ponto de referencia para, por exemplo, os alunos, ao final de tarde, treinarem e os professores darem aula  – requisita, falando aos gestores públicos.
Para ela, a própria área hoje usada já seria uma maneira de atenuar a situação.
- Antes usávamos o estádio do Guarani, mas aí tínhamos o problema do tempo, pois se chovesse, estragaríamos a grama. Se esta área da Associação Rural fosse aplainada já serviria – sugere Stael.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!