terça-feira, 16 de outubro de 2012

Vereador quer a extinção das carreatas em campanha


Vereador quer por fim às carreatas
Independente da simpatia ou discordância ao seu projeto, a bola da vez  levantada pelo vereador socialista Juarez Machado de Farias, PSB, e em discussão na comunidade de dezenove mil habitantes, é a extinção das carreatas nas campanhas eleitorais em Piratini.

O tema que rapidamente ganhou as redes sociais está no Projeto de Lei 58/ 2012, protocolado na sessão de ontem na Câmara de Vereadores e segundo o autor, é decorrente de pedidos feitos por membros da comunidade incomodados com a poluição sonora das buzinas, disparo de foguetes e os atritos originários deste tipo de demonstração de força durante o último processo eleitoral.
- Houve agressões nesta campanha e junto aos pedidos que tive para a formatação do projeto, fiz uma pesquisa onde pude perceber que em outras cidades do país as carreatas já foram suspensas por extravasarem a liberdade das pessoas e a democracia, processo que pressupõe o direito e o respeito à diversidade  – disse o vereador em parte de sua justificativa.

Para Juarez, há uma interferência direta na decisão do eleitor, principalmente o indeciso, que deixa de analisar as propostas sendo levado a direcionar seu voto para a força política que demonstra maior visibilidade e números neste tipo de manifestação.
- Para os desencantados com a política eleitoral, as carreatas significam um forte estimulo a tal desencanto- entende o vereador que amplia:

Mas há outros pontos destacados pelo legislador como justificadores para quem sabe futuramente, a extinção dos atos sobre duas e quatro rodas.
- Elas ocasionam ainda o abuso do poder econômico já que em alguns casos  comprova-se casos de favorecimento a eleitores com doação de combustível para que participem e isto, somada as ocorrências como as agressões físicas, acabam tomando o tempo da justiça e da polícia que destinam suas energias e estrutura para solucionarem os problemas causados-
 Há uma divisão da cidade em dois polos políticos, o que provoca um desgaste emocional e econômico agravado pela poluição sonora – entende o edil.

5 comentários:

  1. parabens dr joares hotima ideia porque en epocas de eleiçoes ja acontesse esse tipos dedoaçaos de combustivel e ate mesmo atal com prade voto esse ano foi asin certos candidatos es tivaran en minha casae tentarao con prar o meu voto vendo que nao ian consequir deixarao 50reais en cima da mesa da minha casa disendo que eu penssasse con carinho mais uma vez dr joares para bens por esse projeto de lei so assin pra acabar con essas conpra de votos

    ResponderExcluir
  2. Não sou natural de Piratini, mas frequento a cidade desde 1994 e já morei por 7 anos, e desde sempre houve a tal carreata em questão, acredito na democracia e direito de se expressar, penso que tal evento ocorre de quatro em quatro anos e não afeta tanto assim a população, faz parte da cultura da cidade, onde muitos aguardam ansiosamente tal evento. Existem outros problemas muito mais sérios a tratar do que este e se começar assim daqui alguns dias vão criar uma lei que proíba as famosas voltinhas de carro na volta do palanke nos fins de semana, o carnaval que causa também tantos atritos com seus blocos. Sinceramente ... que bobagem. Vão se preocupar com a geração de emprego, saúde e educação de nossas crianças!!!!

    ResponderExcluir
  3. MAS O QUE É ISSO MEU NOBRE VEREADOR Juarez Machado de Farias, COM TODO O RESPEITO QUE LHE TENHO, VINDO DE V. EXA. É UMA SURPRESA PARA MINHA PESSOA. SOU OBRIGADO A DISCORDAR. O SR. ESQUECEU DE LER A LEI Nº 9.504 EM SEU "Art. 39. A realização de qualquer ato de propaganda partidária ou eleitoral, em recinto aberto ou fechado, não depende de licença da polícia.§ 9o Até as vinte e duas horas do dia que antecede a eleição, serão permitidos distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos. (Incluído pela Lei nº 12.034, de 2009)". SEU PROJETO É INCONSTITUCIONAL, TAMBÉM POR FERIR A CF EM SEUS ARTIGOS • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e a propriedade, nos termos seguintes:
    o IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
    o VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
    o IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença
    • Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
    o § 2º – É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
    E PARA FINALIZAR CHAMAR PIRATINI DE ALDEIA EM SUA JUSTIFICATIVA É DIGNO DE UMA BAITA DOR DE COTOVELO. É A MINHA OPINIÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente tenho que concordar com o Jean Soares, a Lei apresentada pelo amigo e nobre Vereador Juarez Machado é incontitucional, pois o Art. 22 ja no inciso I prever que leis federais regem entre outras coisas A LEGISLAÇÃO ELEITORAL , por tanto todos nós sabemos que uma LEI não pode FERIR a Constituição Federal qual é Certidão de Nasciemento da Republica Federativa do Brasil bem como nosso Livro de Leis maior.

      Excluir
  4. este vereador, ta com dor de cotovelo, carreata é para guem sabe derigir. ou ele guer fazer carreata de bicicleta.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!