sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Painel da Crehnor discutiu inserção da mulher na AABB


121 mulheres estiveram presentes no evento
A Associação Atlética Banco do Brasil, AABB, recebeu ontem numa iniciativa da  Crehnor , o 2º Encontro de Mulheres do Sistema Crehnor, evento que discutiu a participação da mulher como protagonista na construção do sistema cooperativista da entidade  em toda a sua extensão .
Presentes, 121 associadas ou esposas de sócios da cooperativa, vindas de Candiota, Herval, Canguçu, Santana da Boa Vista e outros municípios da metade sul.
Leonir Vieira, presidente do sistema com agencia em Piratini, disse que os números superaram o esperado pela organização, e que esta edição serviu, por suas discussões e decisões, como base para que a edição 2013 tenha um acréscimo em torno de 200% na presença feminina.
- Pensamos numa edição muito maior no ano que vem. Este evento é a oportunidade criada para a qualificação e aumento na participação do nosso quadro feminino e colaboradores em geral. Mas acima de tudo é o momento de despertar a mulher para que ocupe seu espaço de fato e direito dentro daquilo que ela ajudou a construir – resumiu o presidente.

Léo quer triplicar participação em 2013
Para ele, os direitos e obrigações das atuais e futuras associadas ( esposas de sócios ou não),  integra não só a economia familiar como um todo, mas a ocupação de fato na estrutura direcional da Crehnor, mas para isso há a necessidade de qualificação e participação mais ampla.
 Queremos que elas assuma funções no conselho como um todo,de direção, fiscais, e administrativas, o que atualmente é uma carência que precisamos e sanar pois isso significa um fortalecimento do sistema.

Cléria Jacondino, da regional da Emater, foi uma das palestrantes e chamou a atenção das presentes para suas funções não só no sistema cooperativo  e familiar, mas também para o   lugar que lhe de direito na sociedade de forma global.

- Na realidade as mulheres desenvolvem um papel importante no desenvolvimento, mas como tal, ela não se reconhece e deixa de se reconhecer a partir da manifestação menos importante da sociedade. Este é um bom momento  para que nós, através das parcerias envolvendo o governo federal, Emater e Crehnor, despertemos a importância de seu papel,  como mãe, trabalhadora e gerenciadora dos processos de produção e com isso possamos estar efetivamente ocupando seu espaço junto ao homem e não no lugar dele - explicou Cléria.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!