sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Novembro azul alerta sobre câncer de Próstata

Sexta-feira- 14 de novembro

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mobilizou-se durante a quinta-feira ,13, na Praça Inácia Machado da Silveira com o objetivo de chamar a atenção para o câncer de próstata, doença tema do Novembro Azul, evento que buscou atrair homens a partir de 40 anos até a estrutura montada no centro da cidade onde foi possível dissertar e distribuir material didático sobre enfermidade.

Andréia Aparecida de Souza, orientadora social do CRAS, lembrou que a ação é importante não só porque esclarece, mas, também por tomar providencia o encaminhamento para as unidades de saúde
- Alguns dos exames são disponibilizados em nosso hospital e, se estes apresentarem alterações, aí o paciente segue para próxima etapa- explica a orientadora.
Ela se refere ao P.S.A., teste feito através do sangue e que detecta se a pessoa tem indícios da patologia.

Mas, Andreia frisa que o teste mais eficaz ainda é o de toque retal, infelizmente cercado de muito preconceito pelos homens, o que contribui para os altos índices deste tipo de câncer.
A estimativa do Instituto Nacional do Câncer para 2015 é de 68.800 novos casos da doença.
Mesmo que a prevenção deva começar aos 40, estudos mostram que 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens de 65 anos.

Sintomas:
Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urina, necessidade de urinar mais vezes durante a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Foto: Joseane Duarte

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!