terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Quando a competência vence o racismo com mulheres

Terça-feira- 05 de dezembro de 2017

Secretária, assessora e futura advogada. Daiane rompe padrões
O racismo no Brasil faz com que aos negros sejam dadas na imensa maioria das vezes oportunidades menos remuneradas, as braçais, cargos inferiores. Isso infelizmente é um paradigma, ou seja, um padrão, um modelo. Financeiramente falando, estudos mostram que às mulheres e negros são pagos os menores salários do país. Imagina então, além de ser negra também ser mulher?

Daiane Marques, atualmente com 36 anos, começou a trabalhar cedo, buscar a independência e, como a maioria das mulheres afrodescendentes  fez isso com trabalhos geralmente ofertados para quem tem pouco estudo sem que isso diminua uma pessoa. Por exemplo: aos 15 anos passou a atuar como babá e depois empregada doméstica e a seguir, tentou se inserir no comércio local.
- Fiz algumas tentativas para ingressar no comércio, mas como não tive êxito, segui minha batalha com o que era proporcionado  sempre muito grata pelo meu salário ao final do mês – relembra Daiane, acrescentando que pela correria da época lhe passou despercebido que as recusas que ganhava pudessem ser pelo fato de ser negra.

 A virada veio com uma surpresa: em outubro de 2006, buscou o Sindicato dos Servidores Municipais para tratar de uma faxina com a então secretária. Acredite lhe foi ofertada a vaga da própria atendente. Em 24 horas e, depois de uma conversa com o presidente da entidade, sentou na cadeira que lhe concedia, por sua cor, um trabalho fora dos padrões.
Passaram-se 11 anos e a atividade lhe proporcionou o acesso ao ensino superior. Hoje, ela é uma das alunas do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, toda orgulhosa por ter passado para terceiro semestre.
- Aqui no sindicato senti o racismo na pele ao ouvir de algumas pessoas que nunca viram uma secretária negra- relembra.

Mas ela espera que isso tenha ficado no passado. Em 2018 será a hora de alçar um voo ainda maior e, por consequência novamente quebrar mais um padrão. Assim que acabar o recesso da Câmara de Vereadores, a futura advogada assumirá o cargo de assessora parlamentar do vereador Marcial Guastucci, PMDB, que faz questão de frisar que o convite é pela competência, mas ao mesmo tempo, dá-se conta que é algo inédito no legislativo.

- Não foi pelo fato de ser negra que a convidei, e sim por ser competente, inteligente e de confiança, mas concordo que os vereadores e bancadas dos partidos que compõem a câmara tem direito a ter assessores há mais de 20 anos e, que se tenha notícia nunca foi contratado um negro ou negra para ocupar- comenta Guastucci.

Aguardando a hora tão esperada chegar, Daiane tem a receita para obter sucesso na também na nova atividade.

- Com dedicação, comprometimento e vontade de trabalhar, vou quebrar esse tabu mostrando às pessoas que, o que define o carácter e a competência não é a cor da pele e sim, a vontade de crescer e trabalhar honestamente – finaliza.
Nael Rosa- redator responsável
Contato: 53-84586380

email:naelrosa@nativafmpiratini.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!