segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Enquete aponta 74% de autorização para órgãos em Piratini


Na enquete realizada por sete dias por nosso blog, 74% dos piratinienses disseram que autorizariam, em caso de morte cerebral irreversível de um familiar, a doação dos órgãos para que outras pessoas possam ser salvas. 

Como posso ser doador?
Hoje, no Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família do desejo de doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar.
Que tipos de doador existem?
Doador vivo: qualquer pessoa saudável que concorde com a doação. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Para lei, parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores; não parentes, somente com autorização judicial.
Doador cadáver: são pacientes em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral). A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico como qualquer outra cirurgia.
Quais órgãos e tecidos podem ser obtidos de um doador cadáver?
Coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos e tendão.
Para quem vão os órgãos?
Os órgãos doados vão para os pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e controlada pelo Ministério Público.
Como posso ter certeza do diagnóstico de morte encefálica?
O diagnóstico da morte encefálica é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. A morte encefálica será caracterizada através da realização de exames clínicos e complementares durante intervalos de tempo variáveis, próprios para determinadas faixas etárias. Os exames devem ser realizados por pelo menos 2 médicos diferentes, que não poderão ser integrantes da equipe de remoção e transplante.
Após a doação o corpo fica deformado?
Não. A retirada dos órgãos é uma cirurgia como qualquer outra e o doador poderá ser velado normalmente.
Mais informações sobre Doações de Órgãos e Tecidos
Disque Saúde: 0800 61 1997

Sistema Nacional de Transplantes: (61) 3306-8212

ABTO: Tel.: (11) 3262-3353 - 3263-0313 www.abto.org.br

1 comentários:

  1. eu sou doadora e minha familia está ciente do meu desejo ,acho que mais pessoas deverião ser doadores

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!