sábado, 1 de fevereiro de 2014

Chuva atrapalha festejos de Iemanjá em Piratini

Sábado- 01 de fevereiro
Devotos da Rainha do Mar demonstraram sua admiração 
Por ironia quis o destino que a chuva, na verdade um temporal, impedisse que a tradicional procissão da rainha das águas fosse realizada pelas avenidas principais de Piratini abrindo oficialmente os festejos de Iemanjá.

A carreta com poucos carros partiu às 20h do Estádio Nei Fabião Valente e, não terminou como de costume, com os umbandistas juntando-se a ela na chegada ao Balneário Carlos Carvalho onde o espaço Lindor Farias abriga as celebrações.

Nele, o mau tempo não inibiu às homenagens realizadas pelos devotos da soberana do mar, e também de Oxum, a protetora das águas doces, como explica Jânio Azevedo, presidente da Associação dos Filhos de Iemanjá de Piratini.

- A festa é para Iemanjá, mas, aproveitamos para homenagear todas às entidades, por isso, aqui neste espaço, temos a imagem de Oxum e de Ogum ao lado dela – detalha.

Jânio adiantou que ainda para este ano há a pretensão de, através de uma lei municipal, transformar o espaço destinado ao evento em um santuário, a exemplo do que já ocorreu na Bahia onde foi criado por lei federal o Santuário das Pedreiras.

Se a chuva permitir, a programação segue neste domingo às 10h, com um terço em homenagem aos umbandistas que já partiram. Às 16h, tem passeio marítimo e, logo após e antes do encerramento, a entrega de oferendas debaixo da ponte que permite o acesso aos dois extremos do balneário.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!