terça-feira, 2 de outubro de 2012

Eleições 2012: um debate sem vencedores



Candidatos debateram por mais de duas horas
Não ocorreu, ao menos não com a intensidade que se esperava, o embate entre os dois candidatos tidos como os principais para vencer a eleição à Prefeitura de Pinheiro Machado.
José Felipe da Feira, PTB e Jackson Cabral, do PSDB, no debate promovido pela Rádio Nativa FM na noite de ontem, dividiram os microfones, as atenções e a audiência obtida no evento, com o ex- prefeito, Luiz Fernando Leivas, PT, e o atual, José Antônio da Rosa, PDT.

Pela militância que os seguem e movimentação de comícios, Feira e Cabral tinham a iniciativa como a melhor chance de convencer aos possíveis indecisos  e, com o voto deles,  desempatar a disputa que teoricamente  parece igual.

Mas o andamento, as mudanças de estratégias por parte de Leivas que alterou seu foco devido as respostas ríspidas recebidas de Zé Antonio, externando as magoas do recente passado quando o pedetista era vice do petista ,e o sorteio de quem perguntaria a quem, afastaram os “favoritos”.

Mesmo assim, a insistência de Cabral, afirmando repetidas vezes que Felipe , ao concluir seu mandato em 2008 havia deixado uma dívida para o sucessor, irritou seu oponente  e consequentemente,  Luiz Fernando, que reclamou ao mediador , das conversas paralelas entre seus os dois candidatos que continuavam se alfinetando quando chegava à vez de ele usar a palavra.

Entre sí, Felipe e Leivas eles também não pouparam elogios.
Leivas entrou com um recurso junto aos representantes da OAB no debate, pedindo direito de reposta, sob a alegação de que Felipe Feira o chamou de mentiroso quando  o microfone estava desligado.

O pedido foi negado e o ocorrido marcou a mudança de linha, passando Leivas, assim como os demais, a tentar encurralar Felipe com perguntas, réplicas e tréplicas carregadas de rispidez e tensão.
A estratégia teve lá seu efeito, pois era visível a irritação do petebista, que passou a ser inconclusivo em suas respostas e por algumas vezes, nem mesmo utilizava todo o tempo a qual tinha direito.
Jackson Cabral, se manteve calmo e essa linha foi mantida de inicio ao fim, mesmo quando respondia aos questionamentos do petista, geralmente responsabilizando Felipe pelas não realizações na cidade enquanto obras, durante seu mandato.

As perguntas e respostas em clima tenso, reduziram o tempo para a apresentação de projetos e propostas, o que foi imediatamente identificado pelos eleitores e postado através do site da emissora.

Ao final, percebia-se pelos semblantes que, a tensão do início do debate havia sido aumentada, não sendo possível identificar de forma clara quem havia se sobressaído na oportunidade promovida pela rádio na reta final da campanha.



3 comentários:

  1. eu parabeniso a radio nativa por transmitir odebate dos candidatos da cidade visinha por que os candidatos da qui diserto nao merecerao ser divulgado o de bati deles ate acho que aradio nativa junta os patrocinadores so da cidade visimha porque sendo uma radio nascida en pirati deveriaenprimeiro luga devulgar os daqui edepois ter abrido uma essesoes pros difora ou a un motivo pessoal com os cadidatos da qui?

    ResponderExcluir
  2. Caro Semp Thoshiba, digo, Panasonic, me satisfaça uma curiosidade: como vc escreveria a palavra voto?

    ResponderExcluir
  3. ja vi que tu nael que tu mereçe un premio por que tu sabes que eu te ademiro muito pela tua in telijencia boa cara

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!