quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Leia minha avaliação sobre a enquete


Análise
Fiquei surpreso ao ler ou ouvir determinadas opiniões que integram a enquete. O quanto há uma clara confusão do que são valores e condições mínimas para concorrer a cargos  públicos eletivos. Mas há uma explicação. A corrupção incrustada em todos os seguimentos, mas principalmente na política, está fazendo com que muitas pessoas coloquem o caráter na frente da condição técnica. Bom,o que eu queria e consegui, era provocar a discussão, mas como tenho também minha opinião, gostaria de externa-la.
Gente, o caráter de uma pessoa independe de sua condição social, econômica, técnica ou educacional. Sabemos que existem milhões por este país a fora que nunca puseram os pés em uma sala de aula e são pessoas honestas mas dê a elas um mandato e ela passará quatro anos sem saber o que fazer. Assim como os mais letrados estão também entre os mais corruptos. Mas conhecimento ajuda a excluir, peneirar, os sem condições.

Não estamos falando de “bonzinhos e mauzinhos e sim  debatendo condições técnicas de realizar um mandato público com o mínimo de capacidade para realmente fazer jus ao salário que pagamos e ser capaz de fazer projetos que melhorem nossas vidas.

Como aceitamos ou exigimos a conclusão do ensino médio para um concurso ou vaga de Gari, e não temos o mesmo pensamento para quem vai fiscalizar e fazer leis? Sem lógica não é ?
Galera, caráter é o mínimo que se espera de um político, ou seja, possuir o mesmo não é nenhuma qualificação conquistada apenas em sala de aula, é uma obrigação. Penso que isso se assemelha ao absurdo arcaico que os candidatos insistem em usar junto ao eleitor para obter votos: “se eleito for eu prometo trabalhar”. Por favor... Você ao final do expediente vira para seu chefe  e diz: patrão, amanhã eu prometo vim trabalhar.O que quero dizer é o seguinte: assim como caráter, trabalhar ganhando quase três mil reais por mês do bolso do povo para ir à câmara apenas um dia por semana é o mino que se espera. Concordam?

Para obtermos sucesso na vida, exceto os sortudos lotéricos ou contemplados com heranças, precisamos sim saber ler, interpretar, falar, projetar e realizar. Quem não sabe, não quer dizer que seja um mau caráter, mas na minha opinião, é incapaz sim de ser um vereador realizador. Isso só é possível com o mínimo de formação escolar, ou seja, o 2ºgrau. Senão, vamos passar a vida elegendo um Paulino Vesgo (Bagé, pesquisem pelo nome), um Cururu(Pelotas) ou um Tiririca. Apontem-me o que estes analfabetos em potencial contribuíram para suas cidades durante seus mandatos. Tiririca dizia:"quero ajudar a família de vocês mas primeiro a minha". Cururu fez um carnaval para exorcizar a câmara de Pelotas. Há, faça-me um favor.
Aí vocês vão dizer: ah, mas o Lula tinha a 4ª série. Sim, mas seus assessores certamente não. Aí, há a presença do contraditório pelo que Joaquim Barbosa do STF ( que Deus o tenha entre nós por muito tempo), está mostrando. Mas a Câmara de Vereadores ( que bom), não é o Palácio do Planalto.

É claro que pra evitar ser alvo dos resquícios de coronelismo que ainda resistem no berço farrapo, não vou fazer nenhuma  referência a uns e outros que já foram eleitos ou reeleitos em Piratini e que são autores de asneiras impublicáveis e incapazes até hoje de formular um só projeto. Mas analisem e cheguem à conclusão.
Na política, caráter e o mínimo de formação devem andar lado a lado.

3 comentários:

  1. Amigo Nael li em um comentario a seguinte opinião
    (afinal de contas, para qualquer emprego hoje é essa a exigência. Porque para vereador é diferente?) pois bem vereador é emprego?

    ResponderExcluir
  2. não! vamos ver.a eles é dado o direito ao décimo terceiro? férias(recesso remunerado) resposta: sim. bom...minha análise e colocação vai ao encontro de algumas opiniões relatadas na enquete quem em suam diz o seguinte: somos exigentes e exigimos instrução escolar mínima para poder ganhar um salário mínimo no setor privado( recurso que não sai do bolso do povo)e também pra ingressar através de concurso no setor público, porque somos relapsos ao ponto de permitirmos e votarmos em quem não tem nem mesmo a 3ª série?
    Já te deste conta de que aceitamos e impomos exigências para uns que tem bem menos condições financeiras e chances na vida para estudar e permitimos que um analfa assuma um cargo que de certa forma interfere direto em nossas vidas? porque essa diferenciação? Analise.

    ResponderExcluir
  3. acredito que o estudo faz falta mas pro bon veriador nao faz falta o estudopor que nos eleitores e que somos a nalfabeto por que votamos en sertos candidatos que nen mesmosabemos o grau de estudo deles e ajudamos a ganharen bem mais que 1salario minimo isso si ten que ser ben visto quanto aosalario deles e un verdadeiro mensalao

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!