terça-feira, 23 de outubro de 2012

Amnésia Eleitoral: apenas 10% lembram-se dos eleitos


Eurico tentou mas como a maioria não conseguiu
O Blog Eu Falei foi às ruas para realizar um teste de memória poucos dias após o fim pleito municipal, eleição que por influenciar direto na vida dos moradores tem como uma de suas peculiaridades o grande envolvimento de todas as camadas da sociedade na busca por votos ou torcida pelos candidatos à Câmara de Vereadores.
Entre a última quarta-feira, 17, ou seja, apenas dez dias após o fim da campanha e votação, e esta terça-feira, 23, abordamos aleatoriamente cinquenta pessoas de várias faixas etárias e todas circulantes no centro da cidade ou que trabalham no comércio local, e fizemos o seguinte desafio: diga-nos quem são os nove vereadores eleitos para a legislatura que tem início em janeiro de 2013.
O resultado foi decepcionante, mas explicável. Nesta amnésia eleitoral, novamente ficou evidente o descrédito, a decepção e a falta de interesse em política, o que é contraditório com o que  foi presenciado durante o processo local.

Ìtalo mostrou boa memória
Dos cinquenta participantes, a grande maioria não lembra ou não sabe quem são os eleitos. Apenas cinco conseguiram dizer o nome dos nove vitoriosos em 7 de outubro, o que representa 10%. Um deles foi o jovem ítalo Bersch que rapidamente nominou um a um.
Dos 45 que não passaram no teste de memória, vinte conseguiram lembrar somente de quatro nomes eleitos, doze, de seis eleitos, dez acertaram sete vereadores, caso do desafiado da foto, Eurico Barros que puxou pela memória, contou na ponta dos dedos três vezes, mas não conseguiu lembrar, e somente três pessoas se aproximaram, atingindo oito acertos.
Neste desafio, foi dado aos entrevistados um tempo que variou entre um minuto e meio e dois minutos e mesmo aqueles que requisitaram uma segunda chance ou mais tempo, ao terem não obtiveram sucesso.

Uma curiosidade deste trabalho foi que todos os cinco que acertaram e também os demais que não conseguiram nominar toda a lista, lembraram primeiro dos quatro vereadores eleitos pelo PMDB: Macega, Daniel do Paredão, Claudio Dias e Mauro Castro. O PMDB perdeu a eleição majoritária, mas foi o partido que conquistou mais cadeiras na câmara, elevando de três para quatro assentos a serem ocupados no ano que vem.

Lourenço de Souza do PT veio logo a seguir entre os mais lembrados.
Entres aqueles mais esquecidos, PP e PDT, empataram. Detalhe: Sérgio Castro do PDT, foi o vereador mais votado com 939 votos e terá ao seu lado Renan Cunha, reeleito para o quarto mandato.
Gilson Gomes do PP chegou também chegou ao seu quarto mandato consecutivo e terá novamente como colega de sigla, Manoel Rodrigues que vai para sua terceira legislatura consecutiva.

2 comentários:

  1. MAS VOCES DA IMPRENSA TEM MUITA CULPA DISSO, POIS DIVULGAM MUITO POUCO ESTAS COISAS, A DIVULGACAO DOS ELEITOS, BEM COMO A FUNCAO DOS VEREADORES E DO PREFEITO E VICE BEM COMO OS SALARIOS DELES É RARA SENAO MUITO POUCA, TALVES ATE ESCONDAM, POIS ESTES (PREFEITURA E C VEREADORES) PATROCINAM OS MEIOS DE COMUNICACAO DA CIDADE

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o senhor João, a imprensa para ser imparcial não deve possuir vínculo (patrocínio, etc) com as instituições públicas; o que não caracteriza o uso para divulgação de eventos do interesse de todos. Entretanto, discordo do ponto, onde atribuir a responsabilidade apenas para esses órgãos, por que acredito que essa "amnésia" é parte das ferramentas utilizadas pelos politicos que tem interesse em divulgar se fazer lembrado antes da eleição depois é feito o processo inverso, ou seja, me elegeu, me esqueça! Isso faz parte da prática politica. Elegemos veradores (que nem sabemos mais quem são) para serem fiscais, mas os verdadeiros fiscais, que é o povo, banaliza o processo, para alegria dos eleitos, que só serão lembrados e discutidos na próxima eleição.O povo é induzido a participar do processo eletivo mas é excluído da gestão.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!