sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Grupo Rapel de Campanha é criado em Piratini

Sexta-feira- -7 de fevereiro
Esporte proporciona adrenalina e aventura aos praticantes
Um bate papo entre amigos quando relembravam os bons tempos de prestação de serviços ao Exército Brasileiro, acabou por dar início a uma equipe de Rapel, técnica de subida e descida usada em várias atividades como a exploração em grutas e cavernas, escalada, montanhismo, resgate e operações militares, e que faz parte um conjunto de técnicas verticais.

Das lembranças da época de farda, quando praticavam o esporte, Juber Farias, Dione Calmon, Nilton Castro e Oscar Barbosa decidiram partir para a prática, o que foi facilitado  por Juber já possuir parte dos equipamentos.

Com isso nasceu o “Rapel de Campanha”, e do nome, a referência à cultura e tradição do estado no símbolo dos aventureiros que mostra um gaúcho descendo de uma árvore pela corda, o que ajuda também a diferenciar dos grupos profissionais existentes no país.

- Serve como homenagem à nossa região, de mato, de campo,de campanha, pois, se não tiver de onde descer, nos penduramos em árvores – brinca Nilton Castro.


Mas para quem faz este esporte em pequenos municípios, esta é realmente uma deficiência.
 A ausência de pontos de altura significativa, o que gera a adrenalina buscada por quem desce  com  por cordas, limita o exercício, mas, não impede o grupo de ganhar semanalmente novos integrantes.

- Estamos crescendo e a ideia é estimular às pessoas após realizarem uma descida depois de  uma rápida orientação, se juntarem a nós e comprarem o equipamento individual que no mercado varia entre duzentos e duzentos e cinquenta reais –  calcula Castro.

Enquanto bases mais elevadas não são conquistadas, os exercícios são feitos no Balneário Municipal, inclusive na ponte e no Paredão do Alto do Rosalvo.

 Mas, segundo promessa feita pelo secretário de cultura e lazer, Fladimir Gonsalves, será feita a reforma da torre já existe e construída para permitir crianças fazer Tirolesa. Assim, com a adição de mais metros, eles poderão fazer os movimentos básicos e dar as orientações para os novos adeptos com maior frequência.
Pontos situados em Pedro Osório e Rio Grande estão entre as próximas metas.
Fotos: Cléder Castro

1 comentários:

  1. Obrigado por divulgar nosso esporte! quem quizer participar é so falar conosco.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!