sábado, 29 de setembro de 2012

Café da manhã nos hotéis da 1ª Capital Farroupilha



Advogado aprovou e fez sugestões
Residir vizinho a um dos dois únicos hotéis de Piratini que atendem aos requisitos de uma clientela que devido as suas atividades e circulação no mínimo por todo Estado é naturalmente exigente, nos levou a observar e até experimentar a convite da direção, um café da manhã nutritivo, variado e saboroso.

Os adjetivos comprovados e provados no real sentido da palavra durante esta refeição matinal, levou-nos a tornar o tema pauta, servindo como ponto de partida para irmos mais além do que o simples gastronômico neste segmento ainda à espera do turismo, apontado como carro chefe do desenvolvimento do município que é visto com um dos mais ricos do RS em potencial.

Diante da mesa farta e colorida, o advogado Kleiber Rocchi, responsável por assessorar a uma das instituições financeiras da cidade, definiu sua opinião sobre o que é disponibilizado pelo Hotel Farroupilha aos seus hospedes.
- Pelo que a cidade, por ser pequena pode oferecer, está dentro dos padrões. Oferta frutas, sucos, leites e pães que integram a base do café da manhã que é a principal refeição para quem está viajando e muitas vezes não tem como almoçar com qualidade – resume Rocchi , que há quatro meses vem à cidade e se hospeda sempre no mesmo hotel.

Variedade marca refeição

Mas a vasta quilometragem da profissão que lhe faz rodar por diversos e diferentes  hotéis, lhe permitiu sugerir:
- Devido à oscilação de temperatura na região com a presença do frio, sinto falta de pratos quentes como ovos mexidos, salsicha, molhos enfim...
Para Estela Dias, sócia-proprietária do Farroupilha, o desafio de oferecer um café da manhã com tantas opções diante de uma diária de valor razoável e que talvez não permitisse isso, foi vencido.
- Grande  parte do que ofertamos é decorrente de uma consultoria buscada  junto ao SEBRAE, mas ser observadora foi primordial. Presto atenção em nossos hospedes e em seu gosto pessoal. Neste processo, ao longo do tempo, adicionamos e subtraímos pratos do cardápio – explicou Estela.

      Café saboroso e a distante realidade turística

Luz afirma que padrão é nacional
No concorrente, a mesa farta se assemelha, apresentando um ou outro detalhe que as diferenciam.
Na primeira refeição do dia, ao descerem as escadas que separam o espaço destinado para este fim da maioria dos 43 apartamentos, os hospedes do Hotel Garibaldi também encontram frios, frutas, geleias, variedade em pães, bolos e sucos.

Na manhã da sexta-feira, 28, acompanhamos Luz Soares, de Santana do Livramento e funcionária de uma empresa eólica espanhola, enquanto servia-se na mesa que dela teve observações que comprovam a qualidade do ofertado pelos hotéis do berço farrapo.
- Viajo dentro e fora do país. Penso não há reparos a serem feitos. O café da manhã daqui é completo e dentro do que é servido nos hotéis do Brasil – elogiou.
A refeição com colorido e cara tropical agrada Luz.

- Café com frutas e sucos só neste país – observa.
Márcio: à espera do turismo
 O desafio da oferta de qualidade e a sobrevivência neste ramo são apontados pelo gerente Márcio Oliveira.
Segundo ele, a ocupação do hotel por turistas ainda pode ser classificada como “uma gota no oceano”, ou seja, se dependesse deste tipo de hospede certamente seria inviável continuar no ramo.
- Turista aqui praticamente ocupa o hotel só em setembro (Semana Farroupilha), quando atingimos 95% da lotação. Nossa clientela está baseada no representante comercial e com isso temos uma procura maior de segunda à quinta-feira. – detalha o gerente.

Assim como Estela, que tem no Farroupilha funcionários do setor privado como base da hospedagem, Márcio concorda que o turismo ainda está na fase embrionária e para tira-lo deste estado duas ações são imprescindíveis.

- Asfaltar a RS 265, tornando Piratini um atalho para chegar à cidades como Dom Pedrito, Jaguarão, Bagé e Rivera, e um investimento local em publicidade para vender nosso turismo, que vai desde a impressão de folders e folhetos com nossas riquezas para ser distribuído, e a implantação de uma painel ou outdoor convidativo no trevo de acesso da RS 702 com a  BR 293, deveriam integrar estas ações – opina o gerente.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!