quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Linha e Conselho marcam a quarta em Piratini



Uma cerimônia de lançamento itinerante e com a presença dos generais, Bento Gonçalves, Antônio de Souza Neto e do ministro Domingos de Almeida. Assim foi o lançamento da Linha Farroupilha, que teve a partir do Palácio do Governo ontem a  tarde, o ponto de partida para integrar, como classificou Otávio Alves, presidente da Associação Amigos do Museu Histórico Farroupilha, um seleto grupo de cidades que possuem sinalização turística moderna e diferenciada.Vinte e quatro atores do Núcleo de Artes Piratiniense, NAP, representando os heróis e personagens da guerra dos farrapos e moradores vestidos com trajes típicos do século XIX, deram ao evento o toque de época e, misturados ao vai e vem contemporâneo, percorreram todo o caminho assinalado com placas em bronze que compõe no e, em torno do centro histórico, a linha demarcatória.

Em sua manifestação, já no saguão da Prefeitura de Piratini por ocasião da posse do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Otávio Alves elogiou e resumiu a importância do núcleo para a atividade turística da cidade.
- O NAP é o ícone da divulgação do nosso turismo. Temos muitas formas de divulgação, mas a recepção de vocês aos turistas é a melhor maneira para promover a cidade, portanto, recebam bem nossos visitantes – requisitou Alves.
Sobre a Linha Farroupilha, ele classificou o momento como uma data histórica, pois inseri a capital farroupilha no resumido grupo.
- É um marco para Piratini que agora possui uma sinalização moderna diferenciada seguindo padrões mundiais –

Beatriz Araújo, produtora cultural e artística da Ato Produções, envolvida no  projeto como também já havia acontecido na restauração do Museu Histórico, elogiou o acervo arquitetônico do município e chamou a atenção da  população à responsabilidade.
- Tenho uma relação afetiva com esta pequena cidade que tem um potencial gigante para o turismo e isso ainda nem começou de fato a ser explorado. Depende de cada um de vocês a manutenção dessa paisagem maravilhosa. Ao encontrarem, por exemplo, algum dano neste patrimônio, sejam responsáveis por sanar e pela preservação. Quem visita Piratini fica encantado  e o que existe aqui não se encontra em nenhuma outra cidade gaúcha – avaliou a produtora.
Na ocasião, foi lançando ainda o livro “ Centro Histórico- Preservação e Valorização e a Cartilha de Educação Patrimonial, que será distribuída par aos moradores do centro histórico e para as séries iniciais das escolas locais e esta objetiva ensinar a história, mas principalmente despertar nas crianças a valorização do acervo existente.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!