quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Consciência ambiental desde a primeira idade


Dupla palestra e escolas sobre o tema meio ambiente
Eles têm apenas 12 anos cada, mas a pouca idade, pelo que fica fácil observar, não reduz a determinação na tentativa de alcançar a melhor colocação possível e chamar a atenção da imprensa e empresas para a ideia que juntos com outros dois colegas, tiveram para mostrar suas sugestões e opiniões na busca do reequilíbrio do eco sistema atingido por milhões de toneladas de lixo produzidas e descartadas no planeta diariamente.
O pequeno, no real sentido da palavra e estatura, Gabriel da Rocha Zurchimitten, e sua parceira na busca das verbas e marketing necessários, Andressa Porto da Silva, são estudantes da 6ª série da Escola Ponche Verde e idealizadores do projeto Lixo: uma conscientização de todos”.

Sob a orientação da professora responsável pela disciplina de ciências, Mariana Lucas, eles venceram duas das três etapas pretendidas para alcançar o que almejam, ficando com a primeira colocação nas feiras de ciências a nível local, realizadas no colégio onde estudam e no Centro de Eventos Erni Alves, no mês de junho, nesta última, concorrendo com projetos apresentados por alunos de todas as demais escolas.

Em síntese, o projeto dos pré- adolescentes visa divulgar através de uma exposição de slides e palestras realizadas em outros educandários, formas de reduzir o impacto do lixo na natureza através do reaproveitamento principalmente das garrafas pet, uma das maiores vilãs da degradação e usadas para criar réplicas de animais como porcos e tartarugas.

Para divulgar o trabalho, Gabriel e Andressa não se fizeram de rogados. A dupla arregaçou as mangas e junto com o grupo foi em busca de recursos para custear a última etapa em outubro. Minas do Leão é o próximo destino. O município localizado a 80 quilômetros de Porto Alegre, possui um aterro sanitário para onde, segundo informação dos próprios, é levado o lixo produzido em Piratini.

O resultado da determinação foram algumas entrevistas em rádios locais e o apoio de vinte e cinco empresas que contribuíram com quantias que variam entre R$ 5.00 e 10.00.
Eles pretendem aliar-se a outro projeto ambicioso e formatado pela Casa da Acolhida da Mãe Gestante que objetiva tratar aqui, os resíduos do município para posterior envio ao aterro da região central.
- Queremos conhecer a realidade do lugar para onde vai o nosso lixo e escolhemos este tema porque ele, o lixo, está tomando conta do mundo – explica Gabriel, demonstrando conhecimento no assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!