domingo, 30 de setembro de 2012

FILHO INTEGRAL


   “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.”
     (Êxodo 20.12).
              ..........
Em uma manhã de sábado, em visita a meus pais, fiz mais um pão integral. Embora não tenha crescido muito, ficou saboroso, segundo declarações unânimes.
Duas xícaras de farinha branca, duas xícaras de farinha integral, uma pitada de sal, meia colher de sopa com fermento, duas xícara de água, uma xícara de óleo vegetal. Se preferirem, podem colocar uma colher de açúcar mascavo e/ou dentes de alho. Após formar um todo compacto, em que os ingredientes fiquem todos ligados, deixar por duas horas numa forma, coberto por uma toalha. A seguir e por último, levar ao forno e observar o crescimento até dourar.
Esta é a receita muito simples, porém, penso em outra receita: a de filho integral. É a que procuro, há  alguns anos, quando me dei conta dos deveres que tenho para com meus pais que tanto dedicaram de seus tempos para meu bem.
A receita de filho integral, por certo, tem por ingredientes, o amor (que deve equivaler ao fermento), a paciência, a atenção.
Conheço muitos filhos integrais, os quais honram seus pais, e dão exemplos de humanidade e gratidão. Relembro-os e procuro copiá-los.
Após aprontar nosso pão, aproveitamos o calor daquele momento para provar o sagrado alimento na ressolana, na companhia da gatinha Anita, quando já era uma linda tarde em Piratini.
Em nossas bocas, o sabor do pão e de uma paz existencial.    
   
JUAREZ MACHADO DE FARIAS
              juarez.piratini@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!