terça-feira, 4 de setembro de 2012

Linha Farroupilha será lançada amanhã

Sinalização em bronze indica linha a ser percorrida

A colocação das peças em bronze em calçadas do Centro Histórico de Piratini, despertou a curiosidade da população e, esta será saciada amanhã, na inauguração da Linha Farroupilha, iniciativa da Associação dos Amigos do Museu Histórico Farroupilha e que vai proporcionar a partir do mês do gaúcho aos moradores e visitantes do berço da tradição fazer o mesmo percurso dos farrapos durante o período em que os revolucionários fizeram da cidade  capital do Estado.

As demarcações assinalam um percurso de 880 metros com prédios, espaço urbanos e monumentos que lembram, contam e representam importantes capítulos da revolução de 35.
O ato inaugural partirá às 15 horas do Palácio do Governo Farroupilha e para Otávio  Alves, presidente da Associação promotora,  é o ponto de partida para inserir em definitivo Piratini no seleto grupo de cidades históricas brasileiras com sinalização turística diferenciada, usando um padrão intencional.

Assim como já havia ocorrido para a restauração do Museu Histórico Farroupilha, com o desenvolvimento do Plano de Educação Patrimonial e incentivo ao Turismo de Piratini e outras ações na área turística, o Banco Nacional de Desenvolvimento- BNDS, novamente foi um dos grandes parceiros para o projeto que criou a demarcação.
- Essa linha vai permitir ao visitante percorrer a cidade orientado por sinalizadores e indicadores instalados nas calçadas e onde haverá placas que trazem seu histórico e também em pontos estratégicos, haverá painéis com mapas do centro histórico e outras informações - explicou Otávio.

a solenidade  servirá ainda para que seja apresentado aos moradores, o livro "Centro Histórico de Piratini,Valorização e Preservação.
- O livro foi desenvolvido para aproximar ainda mais o cidadão do patrimônio cultural existente no município. São 140 páginas com dados históricos, imagens da cidade, legislação, orientação e proteção ao patrimônio cultural de Piratini  e outras informações importantes- detalhou o presidente.

1 comentários:

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!