Um sistema implantado para dar agilidade nos
atendimentos de urgência e emergência. Essa é a finalidade e o motivo da
criação do Samu em todo o Brasil.
Edilema Sória Rosa, técnica em enfermagem é um
dos exemplos da magoa e pressão que se instalou na equipe.
A torcida vaiava em protesto pela demora.
Angélica Maciel, 44 anos,
compartilha do cotidiano da colega alterado em virtude dos últimos acontecimentos.
- Você já sai nervosa por não saber o que vai
encontrar no local do fato.
. Estamos tristes, magoados e
eu entendo que a população deveria nos ajudar e não nos criticar. Peço que vocês reflitam
sobre isso e percebam o quanto estão nos prejudicando.
Sérgio Silveira, condutor
socorrista do Samu há pouco mais de um ano, conta que ainda não passou por
situações constrangedoras ao estar vestindo ou não o uniforme, mas lamenta pelo
que classificou como “ignorância da comunidade” que por não saber como funciona
o sistema volta-se contra os profissionais
- Estou magoado pelos meus
colegas, mas não culpo tanto a população que está fazendo isso por desinformação.
Acho que os meios de
comunicação e os órgãos de saúde deveriam tomar esta postura de esclarecimento
para quem vive na ignorância.
Vejo o nosso serviço como de
excelência e o Samu no RS está entre os melhores do país e hoje Piratini tem
isso, um socorro eficiente com equipamentos adequados que já salvou e ainda vai salvar muitas vidas.
Para Cléia de Ávila Azevedo
conhecida como Chica, existe um falta de respeito com ela e seus companheiros
pelas vidas já salvas. - Ouço comentários que não
há necessidade de ter Samu em Piratini.
A comunidade está errada e
não sabe o amor que temos pela profissão e o respeito que sentimos pelo ser
humano e por todos que já foram atendidos por nós.
Ela foi a minha casa e me deu flores em forma
de agradecimento e disse: ”eu estou aqui hoje passeando com meu neto por sua
causa”. As pessoas só vão a mídia
falar o ruim.
É um serviço de ultima
geração que é claro que apresenta seus
problemas eu já aprecisei acioná-lo e sei que é normal se irritar com as
perguntas feitas pelo atendente do 192 mas isso não dá o direito de nos
ofenderem. Nada paga o sabor de salvar
uma vida!
Adão Almeida que também é
condutor socorrista, repudiou a situação que para ele já está no campo pessoal.
- Tão levando para um lado
pessoal e estão magoando pessoas que saem de suas casas, deixam suas famílias e
vem pra base da o melhor de si.
É uma função muito estressante
onde em um plantão pode não acontecer nada mas nos mantemos na pressão que hoje não é só do atendimento mas
também em torno dele.
Muita gente hoje por falta
de esclarecimento senta em frente a um computador para postar críticas sobre
nós na rede social e essas deveriam utilizar a ferramenta para pesquisar e se
informar como funciona e acima de tudo perceber que aqui há seres humanos e
criticas não estão nos ajudando-
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Amigos! Não trabalho no Samu mas sou capacitado como profissional de emergência, e atuo nessa área já a alguns anos. Gostaria de parabenizar a equipe do SAMU de Piratini pelo seu valoroso trabalho! Colegas só nós sabemos o quanto e gratificante salvar vidas, e o quanto nos arriscamos para fazer um trabalho que poucos tem a competência para faze-lo. Muito nos entristece esse tratamento recebido, que também não e diferente na área industrial aonde eu atuo, e como foi falado, na maioria das vezes somo criticados por pessoas que nunca vão entender, que obedecemos protocolos e que se tomarmos atitudes isoladas, seremos responsabilizados caso aconteça algo errado! A nossa situação e tão grave que já há especialidades na área da Psicologia para estudar as nossas reações em situações como essa , um exemplo e o Tept ( transtorno por estresse pós-traumático) que um transtorno psicológico que afeta alguns profissionais, e um dos seus causadores são as agressões verbais e em alguns casos até físicas decorrentes da indignação da população com um sistema, e que vem pelo lado inverso, pois todos os erros administrativos influenciam no resultado final, que e o atendimento e que e feito pela equipe de plantão, que é também injustamente responsabilizada pelos erros desse próprio sistema. portanto sou a favor de melhorias no atendimento na central de regulação, mas não podemos responsabilizar a equipe local se o erro não ocorre aqui . Amigos esse importante serviço, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)paga o preço por ser o maior serviço de Urgência e Emergência do Mundo. É um serviço de atendimento médico de emergência que foi idealizado na França, em 1986 como Service d'Aide Médicale d'Urgence, que faz uso da mesma sigla "SAMU" e existe em mais de 14 países, e no Brasil também e conhecido por 192. e que começou no Brasil em Porto Alegre no RS O SAMU tem seu protocolo de atendimento específico e que é baseado em protocolos internacionais. Os SAMUs são regulamentados pela Portaria GM / MS nº 2.048, de 05 de novembro de 2002, que instituiu o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência e pelas Portarias GM / MS 1863 e 1864 de 29 de setembro de 2003. Portanto niquem que atue no Samu age por conta própria! Amigos concordo plenamente com os depoimentos dos colegas, e me identifico com o pensamento do Adão Almeida, e digo mais! Urgência e Emergência e coisa séria! e a propósito ai vai a diferença entre elas que muita gente que comenta sobre o assunto nem sabe. As emergências são os casos em que a risco iminente a vida. exemplo:(parada cardio - respiratória, dificuldade respiratória severa, convulsões, etc.(atropelamentos, acidentes de trânsito, quedas, queimaduras graves, afogamentos, agressões por armas de fogo ou brancas, choques elétricos, etc). As urgências são os casos em que o paciente precisa de atendimento em curto prazo, mas que não significam risco iminente de morte. Por exemplo: Febre elevada, vômito repetitivo, dor de cabeça forte e intensa, cortes, fratura sem hemorragia etc. Nael parabéns pelo blog! Grande abraço a todos.
ResponderExcluirMuito bem Juliano. Você enfocou muito bem a questão da SAMU. Os profissionais que prestam serviço a SAMU nada tem a ver com a demora do atendimento. Eles não podem agir por conta própria. Somente quando acionado pela base na central de referência, que em nosso caso é Pelotas. Sou solidário a todos os profissionais que nela exercem suas funções. São indevidamente um tanto criticado pelo sofrimento de familiares e amigos na espera do socorro e sei que também existe muito aproveitamento político das circunstâncias. Não é só em Piratini. Só desejo que a comunidade respeite esses profissionais que na maioria das vezes vão atender uma urgência ou emergência sem saber o que o espera. Parabenizo ao Secretário de Saúde a sua coragem de fazer a regulação em preocupação com o tempo de espera para o devido atendimento.
ResponderExcluirobrigado juliano pela força,são pessoas q nem tu q me fazem trabalha de cabeça erguida e mais importante tu entende do q ta falando.diferente de certas pessoas oportunista e mal caráter q fingem se preocupar com a população para tirar proveito politico,não respeito nem a dor da família.PETER
ResponderExcluir