segunda-feira, 7 de maio de 2012

Samu: condutores falam do drama pessoal


Um sistema implantado para dar agilidade nos atendimentos de urgência e emergência. Essa é a finalidade e o motivo da criação do Samu em todo o Brasil.
 Mas desde que entrou em funcionamento também em Piratini o serviço é o fiel retrato de um sistema com falhas graves e reclamações.

 Até mesmo seus integrantes concordam que a falta de campanhas permanentes de esclarecimentos junto à população tem sido   responsável por fazer com que uma boa parte da comunidade, de forma injusta, desconte  sua ira exatamente naqueles que estão na linha de frente: os atendentes.
 Ofensas, ameaças, situações constrangedoras  que podem interferir no socorro a vitimas são responsáveis pelo drama que hoje também passa a equipe de socorristas locais.

 O Blog Eu Falei, ouviu cinco desses profissionais e o que você vai ler abaixo  integra  parte dos desabafos de quem atualmente, dentro e fora do trabalho, já não trás consigo apenas o orgulho e o amor pela profissão, se somando a isso a aflição de não saber como irão se comportar os populares e familiares que os estarão os aguardando na chegada ao local da ocorrência.

 
Edilema Sória Rosa, técnica em enfermagem é um dos exemplos da magoa e pressão que se instalou na equipe.
 Em seu depoimento, emocionada, ela não se esquece do dia em que ouviu ofensas e vaias de um ginásio inteiro ao atender um chamado em um dos jogos do campeonato local.

 Ao ser liberada pela central, a ambulância chegou rapidamente, mas os plantonistas não sabiam que a mais de meia hora o publico e o ferido aguardava pelo socorro.

 - Naquela noite partimos assim que recebemos a autorização e até este momento nem mesmo nós estávamos sabendo dos acontecimentos.
A torcida vaiava em protesto pela demora. 

 Quando somos ameaçados e ofendidos, ao retornar à base eu me sinto a pior das profissionais. Essa foi a sensação, o que voltou a ocorrer  recentemente quando o rapaz caiu da bicicleta e morreu no Padre Reinaldo.

- Não quero que a comunidade me veja como heroína pelas vidas que ajudo a salvar e sim como um ser humano, pois nem sempre quando chegarmos ao local a vitima vai estar viva.
 A  dor de ser mal tratada e  julgada por  pessoas que não sabem o que estamos passando têm influenciado em tudo que faço-

Angélica Maciel, 44 anos, compartilha do cotidiano da colega alterado em virtude dos últimos acontecimentos. 
 - Você já sai nervosa por não saber o que vai encontrar no local do fato.
Procuramos nos manter focado na vítima, pois se a gente der importância para o que estão falando isso pode atrapalhar no socorro
.Estamos tristes, magoados e eu entendo que a população deveria nos ajudar e não nos criticar.Peço que vocês reflitam sobre isso e percebam o quanto estão nos prejudicando.

Sérgio Silveira, condutor socorrista do Samu há pouco mais de um ano, conta que ainda não passou por situações constrangedoras ao estar vestindo ou não o uniforme, mas lamenta pelo que classificou como “ignorância da comunidade” que por não saber como funciona o sistema volta-se contra os profissionais
- Estou magoado pelos meus colegas, mas não culpo tanto a população que está fazendo isso por desinformação.
Acho que os meios de comunicação e os órgãos de saúde deveriam tomar esta postura de esclarecimento para quem vive na ignorância.
Vejo o nosso serviço como de excelência e o Samu no RS está entre os melhores do país e hoje Piratini tem isso, um socorro eficiente com equipamentos adequados que  já salvou e ainda vai salvar muitas vidas.
Para Cléia de Ávila Azevedo conhecida como Chica, existe um falta de respeito com ela e seus companheiros pelas vidas já salvas.- Ouço comentários que não há necessidade de ter Samu em Piratini.  
A comunidade está errada e não sabe o amor que temos pela profissão e o respeito que sentimos pelo ser humano e por todos que já foram atendidos por nós.
Ninguém vai paras as vias de comunicação falar sobre isso.Eu atendi uma senhora já sem sinais vitais e ajudei  salva-la. 
 Ela foi a minha casa e me deu flores em forma de agradecimento e disse: ”eu estou aqui hoje passeando com meu neto por sua causa”.As pessoas só vão a mídia falar o ruim.
É um serviço de ultima geração que é claro que  apresenta seus problemas  eu já aprecisei acioná-lo e sei que é normal se irritar com as perguntas feitas pelo atendente do 192 mas isso não dá o direito de nos ofenderem.Nada paga o sabor de salvar uma vida!


Adão Almeida que também é condutor socorrista, repudiou a situação que para ele já está no campo pessoal. 
- Tão levando para um lado pessoal e estão magoando pessoas que saem de suas casas, deixam suas famílias e vem pra base da o melhor de si. 
É uma função muito estressante onde em um plantão pode não acontecer nada mas nos mantemos na  pressão que hoje não é só do atendimento mas também em torno dele. 
Muita gente hoje por falta de esclarecimento senta em frente a um computador para postar críticas sobre nós na rede social e essas deveriam utilizar a ferramenta para pesquisar e se informar como funciona e acima de tudo perceber que aqui há seres humanos e criticas não estão nos ajudando-


4 comentários:

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  2. Olá Amigos! Não trabalho no Samu mas sou capacitado como profissional de emergência, e atuo nessa área já a alguns anos. Gostaria de parabenizar a equipe do SAMU de Piratini pelo seu valoroso trabalho! Colegas só nós sabemos o quanto e gratificante salvar vidas, e o quanto nos arriscamos para fazer um trabalho que poucos tem a competência para faze-lo. Muito nos entristece esse tratamento recebido, que também não e diferente na área industrial aonde eu atuo, e como foi falado, na maioria das vezes somo criticados por pessoas que nunca vão entender, que obedecemos protocolos e que se tomarmos atitudes isoladas, seremos responsabilizados caso aconteça algo errado! A nossa situação e tão grave que já há especialidades na área da Psicologia para estudar as nossas reações em situações como essa , um exemplo e o Tept ( transtorno por estresse pós-traumático) que um transtorno psicológico que afeta alguns profissionais, e um dos seus causadores são as agressões verbais e em alguns casos até físicas decorrentes da indignação da população com um sistema, e que vem pelo lado inverso, pois todos os erros administrativos influenciam no resultado final, que e o atendimento e que e feito pela equipe de plantão, que é também injustamente responsabilizada pelos erros desse próprio sistema. portanto sou a favor de melhorias no atendimento na central de regulação, mas não podemos responsabilizar a equipe local se o erro não ocorre aqui . Amigos esse importante serviço, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)paga o preço por ser o maior serviço de Urgência e Emergência do Mundo. É um serviço de atendimento médico de emergência que foi idealizado na França, em 1986 como Service d'Aide Médicale d'Urgence, que faz uso da mesma sigla "SAMU" e existe em mais de 14 países, e no Brasil também e conhecido por 192. e que começou no Brasil em Porto Alegre no RS O SAMU tem seu protocolo de atendimento específico e que é baseado em protocolos internacionais. Os SAMUs são regulamentados pela Portaria GM / MS nº 2.048, de 05 de novembro de 2002, que instituiu o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência e pelas Portarias GM / MS 1863 e 1864 de 29 de setembro de 2003. Portanto niquem que atue no Samu age por conta própria! Amigos concordo plenamente com os depoimentos dos colegas, e me identifico com o pensamento do Adão Almeida, e digo mais! Urgência e Emergência e coisa séria! e a propósito ai vai a diferença entre elas que muita gente que comenta sobre o assunto nem sabe. As emergências são os casos em que a risco iminente a vida. exemplo:(parada cardio - respiratória, dificuldade respiratória severa, convulsões, etc.(atropelamentos, acidentes de trânsito, quedas, queimaduras graves, afogamentos, agressões por armas de fogo ou brancas, choques elétricos, etc). As urgências são os casos em que o paciente precisa de atendimento em curto prazo, mas que não significam risco iminente de morte. Por exemplo: Febre elevada, vômito repetitivo, dor de cabeça forte e intensa, cortes, fratura sem hemorragia etc. Nael parabéns pelo blog! Grande abraço a todos.

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  3. Muito bem Juliano. Você enfocou muito bem a questão da SAMU. Os profissionais que prestam serviço a SAMU nada tem a ver com a demora do atendimento. Eles não podem agir por conta própria. Somente quando acionado pela base na central de referência, que em nosso caso é Pelotas. Sou solidário a todos os profissionais que nela exercem suas funções. São indevidamente um tanto criticado pelo sofrimento de familiares e amigos na espera do socorro e sei que também existe muito aproveitamento político das circunstâncias. Não é só em Piratini. Só desejo que a comunidade respeite esses profissionais que na maioria das vezes vão atender uma urgência ou emergência sem saber o que o espera. Parabenizo ao Secretário de Saúde a sua coragem de fazer a regulação em preocupação com o tempo de espera para o devido atendimento.

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  4. obrigado juliano pela força,são pessoas q nem tu q me fazem trabalha de cabeça erguida e mais importante tu entende do q ta falando.diferente de certas pessoas oportunista e mal caráter q fingem se preocupar com a população para tirar proveito politico,não respeito nem a dor da família.PETER

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