quarta-feira, 30 de maio de 2012

Confirmado foco de raiva transmitida por morcego no 5º Distrito



Depois de São Lourenço, Pelotas e Canguçu, Piratini é o mais novo município nos últimos doze meses a confirmar focos de raiva transmitida pelo morcego hematófago da espécie Desmodum Rotundus.
A notícia foi confirmada no final da tarde se ontem com exclusividade à Rádio Nativa FM por Marcelo Bardi, veterinário  da Inspetoria Veterinária local, após o órgão receber o resultado da análise do material coletado em uma propriedade localizada no Alto das Palmeiras  e realizada no Instituto de Pesquisas veterinária Desidério Finamor.
Marcelo informou que a inspetoria já possui a confirmação da morte de quatro animais com os sintomas causados pela raiva, mas que o número pode ser bem maior.
-  Assim que detectamos o foco  passamos a receber a informação de criadores de outras mortes com sintomas parecidos e isso pode significar que os proprietários podiam estar com o problema em casa e não sabiam- revelou o veterinário.
Essa espécie de hematófago se alimenta basicamente de sangue e os animais de sangue quente como bovinos equinos  são os preferidos e como explicou Marcelo, o morcego que adquire a doença quando tem redução do seu sistema imunológico morre em sete dias, mas suas vítimas duram bem mais sem dar sinais da doença.
- A morte deles leva uma semana, mas até o terceiro dia e já doentes eles ainda saem para se alimentar e nesse período contaminam. Os animas inoculados podem ficar com o vírus da raiva incubado por até noventa dias- detalhou.
O também veterinário João Manoel D’Avila Neto, capturou usando uma rede do tipo feiticeira cerca de cinqüenta morcegos na região do foco, a maioria deles em um moinho desativado 5º distrito.
Os transmissores receberam uma pasta hemorrágica e foram transferidos para outras áreas onde existem as chamadas furnas, local usado para se refugiarem.
O objetivo é que o produto aplicado nos capturados contamine o maior número possível deles  quando ao mantiverem  contato, já que repousam aglomerados como mostra a foto superior e bizarra tirada pela técnica agrícola Briana Sanches, de São Lourenço em uma carvoaria abandonada durante uma das diligencias para  encontra-los
Marcelo Bardi informou que esta espécie de morcego, assim como a maioria, não tem como hábito atacar seres humanos, mas alertou:
- Deve-se evitar o contato com este animal e caso você o encontre não tente pega-lo, pois acuado ele vai morder e através da sua saliva vai contaminar- preveniu.



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!