segunda-feira, 28 de maio de 2012

Tatá Dança Simões fecha participação com pequeno público.


A iniciativa de levar a arte do teatro para alunos que estudam na rede pública pode ser vista como a saída para que no futuro uma peça de qualidade tenha na platéia bem mais que as cerca de cinqüenta pessoas que prestigiaram a última apresentação do Tatá Dança Simões, espetáculo do Núcleo de Dança e Teatro da Universidade Federal de Pelotas- UFPel, na noite do sábado nas dependências do CTG 20 de Setembro. 

A visão contemporânea das lendas, contos e causos do escritor Simões Lopes Neto, sob a coordenação e direção de Maria Falkembach, depois de oportunizar a apresentação para crianças, viu os alunos de dança e teatro da universidade concluir a etapa inicial da turnê por pequenas cidades da zona sul, mostrar suas performances para um singelo público na única sessão aberta realizada em Piratini.

Mudar essa realidade, ou seja, aumentar o interesse das pessoas em eventos culturais é certamente um dos pontos do desafio enfrentado pela diretora e seu grupo.

- Este ano ganhamos o apoio do Ministério da Educação que passou a financiar as ações do Tatá permitindo a ampliação do projeto levando nosso trabalho até as escolas públicas e isso pode fazer crescer o interesse- acredita Falkembach.

Na visão da diretora, o tipo de teatro a qual ela se dedica e acredita, trabalhando com e o ser humano, oportunizando que as pessoas se conheçam e se transformem é ainda mais difícil.

- Nosso desafio é aumentado porque nosso teatro não visa o comércio, portanto fica distante da mídia por não ter no elenco nenhuma estrela. É mais doação- resumi.

Quanto ao processo classificado como transcrição, que subtrai dos livros e leva para o palco, Maria entende que é essencial entrar de cabeça na obra do autor para tentar sentir e, posteriormente expressar nos gestos, texto, produção musical e tudo mais que envolve o espetáculo, algo bem próximo daquilo que o escritor, no caso Simões Lopes Neto, estava sentindo no momento em que escreveu os contos.

- Nós fazemos um mergulho profundo na obra. Uma verdadeira investigação interior para tentar sentir tudo que ele sentiu do nosso jeito para depois reescrever de forma contemporânea.

s próximas cidades que irão  receber o Tatá Dança Simões são Pedras Altas, ,Pinheiro Machado, Candiota,  Hulha Negra e Santana da Boa Vista.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!