quinta-feira, 31 de maio de 2012

Filho conta que pai fumou quase 16 km de cigarros em 64 anos



A conta exposta no título acima é macabra, mortal, assustadora, mas real.
O depoimento foi ao ar hoje pela manhã no programa Bom Dia Nativa da Radio Nativa FM.
Almenzor Bilhalve tem 64 anos e na maioria deles assistiu seu pai tirar a própria vida cada vez que levava um cigarro à boca.
Almenzor, pedreiro e conhecido na cidade por ser autor de muitos versos e da letra do hino de Piratini, um dia quando seu pai estava com 76 anos decidiu calcular com ele quantos quilômetros de cigarro sua figura de referencia tinha fumado na vida.
A iniciativa de procurar a imprensa para expor o cálculo no Dia Mundial sem Tabaco, tem como objetivo levar os fumantes da cidade e região de abrangência da emissora fazerem a mesma conta.
O poeta relatou no depoimento que seu pai, morto aos 77 anos vítima de câncer no intestino,  acendeu o  primeiro cigarro quando tinha apenas 12 anos e nunca mais parou.
- Eu o via com falta de ar devido à bronquite e respirava a fumaça junto mesmo eu nunca tendo fumado. Um dia parei junto a ele para tentar mostrar quantos quilômetros de cigarros ele já havia consumido. O resultado surpreendeu a nós dois- relembra Almenzor.
Presta atenção na forma de realizar à somatória que leva à morte no relato feito por ele á rádio Nativa:
- O dia que você tiver um tempinho disponível faça a seguinte conta: cada cigarro tem dez  centímetros  mas apenas sete são consumidos,  portanto se você fumar 10 cigarros por dia você fuma 0,70 centímetros por dia.
Multiplique essa conta pelos sete dias da semana e chegará, portanto há 4,9 metros semanais.
Depois por quatro semanas e a conclusão será a seguinte: 19, 6 metros de cigarro por mês.
Posterior a isso, multiplique novamente por doze, número de meses por ano e chegue ao resultado assustador: 235 metros de cigarro em um ano.
Agora é só multiplicar, no caso de você fumar dez cigarros por dia em média, o número de cigarros consumido por você em um ano, pelo número de anos que você fuma e assim, chegará ao resultado de quantos mil metros ou quilômetros você já fumou.
Meu pai fumou por 64 dos seus 77 anos de vida, então ele consumiu quase 16   quilômetros de cigarro- concluiu Almenzor.
No Brasil, quase 300 pessoas morrem todos os dias vítimas de doenças provocadas pelo cigarro e se esta imagem contida nas carteiras do vício mortal não faz você refletir, pense na frase dita geralmente pelos seus filhos a cada nova conquista como o vestibular, formatura da faculdade, passar em um concurso público, ser mãe ou pai.
- Eu gostaria que minha mãe ou pai estivesse aqui neste momento-
Infelizmente muitos pais e mães não estão. Morreram!


1 comentários:

  1. Cigarro é uma droga que o governo libera,mais sendo usn dos mais causadores de doenças e morte em todo mundo.eu também passei por isso tive um pai viciado em cigarro mais ele não morreu por causa do cigarro não é sim pela bebida mais só em ele fumar na minha frente e guardar o cigarro em cima da geladeira passei a pegar escondido e virei um viciado tbm.não estou culpando ele mais sim eu msm sou ser humano é tbm erro então não sabemos o que estamos quando coloca um cigarro na boca ou sabe e fingi não enxergar

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!