terça-feira, 28 de agosto de 2012

Élbio: manutenção permanente à espera Dda festa



Duas vezes por semana ele limpa o monumento
O gaúcho, piratiniense e farroupilha, Élbio de Jesus, 47 anos, sente-se um privilegiado por ser o detentor de uma responsabilidade que com as proximidades dos festejos que relembram os feitos heroicos e que marcaram a história sulina, ganham uma maior importância.
Ele é uma espécie de guardião do monumento erguido em 2011, na Praça Inácia Machado da Silveira e que abriga a chama crioula permanente, conquista obtida através de uma ação do deputado estadual Adilson Troca.

Quem circula na Avenida Mauricio Cardoso, já se acostumou com este funcionário equilibrando-se nos degraus de uma singela escada usada para acessar o candeeiro protegido pela redoma de vidro e nele, realizar a limpeza necessária para manter o ponto turístico atrativo para moradores e visitantes.
- Acho minha função importante porque faz parte da cultura do Rio Grande Sul e parte desta história que também aconteceu em Piratini, precisa ser preservada – avalia Élbio, que desde outubro do ano passado, quando a centelha chegou à cidade e ficou no saguão da prefeitura aguardando a finalização do monumento, é o responsável pela manutenção.
- O gás que mantém o fogo acesso gera uma fumaça preta que escurece os vidros, então tenho que manter a estrutura limpa para que os turistas que vem de Porto Alegre, São Paulo e outros lugares, possam fotografar e serem fotografados – explica Élbio, que já ajudou e participou dos registros.

Com a chegada do mês dos gaúchos, ele aguarda a agenda de evento sem torno do monumento e torce para que os municípios da região venham buscar a centelha para dar início as suas atividades farroupilha.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!