quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Jovem sofre sete paradas e morre antes da cirurgia


Jovem passaria por procedimento simples
Um dia que se imaginava seria de comemorações para a direção e funcionários do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Piratini, acabou sendo de frustração e tristeza.

A quarta-feira marcava o primeiro ano da conquista da referência em otorrinolaringologia, a primeira das três a qual o Conceição é detentor. Mas um fato trágico que o diretor Laerto Farias classifica como fatalidade, ceifou a vida de Nélson Sodré da Costa Jr.

O jovem de 17 anos, natural de Canguçu, teve complicações decorrentes da anestesia para a retirada das adenoides e, segundo informações repassadas pela entidade, imediatamente após a aplicação do medicamento, sofreu um choque anafilático.

A partir daí, uma sucessão de paradas cardíacas colocou a equipe médica em ação para tentar reverter o quadro.
Foram quatro paradas sofridas pelo paciente e todas elas, revertidas pelos profissionais presentes no bloco cirúrgico.

Diretor lamentou ocorrido
No caminho para Bagé, onde o jovem foi encaminhado, Nélson teria sido acometido de outras duas paradas e, novamente a equipe conseguiu contornar e trazê-lo à vida, fazendo com que entrasse na Santa Casa de Bagé com os sinais vitais estabilizados.

- Já na UTI, ele novamente teve uma parada e mesmo diante do esforço dos médicos, não resistiu.
- Foi uma fatalidade, pois todos os exames requisitados e exigidos antes de qualquer cirurgia foram realizados e os resultados o davam como apto para a operação. Todos estamos muito abalados – lamentou Laerto, acrescentando que o otorrino que realizaria a cirurgia no jovem requisitou uma autópsia para confirmar a causa morte, mas esta foi negada.

 As informações repassadas ao hospital pelo anestesista de plantão na UTI em Bagé apontam as possíveis causa do óbito.

- Fomos informados que além do choque anafilático, ele teria sofrido um edema agudo no pulmão, quando sangue e outros líquidos vão para o órgão e uma hipóxia, ou seja, a falta de oxigenação no cérebro – explicou o diretor.

Em virtude do acontecimento, outras duas cirurgias foram canceladas, mas o diretor garante que os procedimentos serão retomados na semana que vem.



Adenóide:
A adenóide é uma massa de tecido localizada atrás do nariz. Seu tamanho aumenta principalmente entre os dois e quatro anos de idade, e a partir dos oito começa a diminuir. Em alguns casos ela é muito grande, causando uma obstrução respiratória, sendo necessário fazer uma cirurgia para retirar o tecido.
Choque anafilático:


Choque anafilático
 Uma reação alérgica, imediata e severa, afetando todo o organismo. A manifestação mais grave é quando provoca inchaço e obstrução das vias aéreas superiores.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!