terça-feira, 14 de maio de 2013

Câmara: nova denúncia, mesmo denunciante

Terça-feira- 14
Dívidas do transporte escolar este em discussão
Até para a própria imprensa está se tornando extenuante, a cada fim de sessão do legislativo, publicar mais uma denúncia do vereador oposicionista Marcial Guastuci, Macega, PMDB, envolvendo a atual administração. Semana passada, o oxigênio, essa semana o transporte escolar e a Secretaria Municipal  de Finanças e ele já anuncia que a próxima vai envolver o gasto excessivo com com cópias.
Sem uma reação a altura, os vereadores da situação, não se sabe se, por tática ou por falta de poder de fogo com relação a possíveis erros nas administrações passadas do PMDB, involuntariamente permitem que Macega se torne o “Show Men” das sessões, com direito à plateia, aplausos e outras manifestações que os demais não têm, o que irritou o situacionista Sérgio Castro, PDT, na última sessão (segunda-feira), que requisitou providências à presidência da casa neste sentido.
Ao mirar o vai e vem de alunos e as Finanças, o vereador previu:
- O transporte escolar de Piratini vai parar por falta de pagamento-
Segundo Guastuci, que já foi chamado de denuncista pela situação, há casos em que empresas que prestam o serviço à Prefeitura de Piratini não recebem há dois meses.
- Eles tem gasto com funcionários, manutenção e com o posto de gasolina. se não receberem terão que parar –
Marcial apresentou em plenário uma nota fiscal original, da Empresa Transporte Capital LTDA, no valor de R$ 7.592, referente segundo ele, a atrasos pela prestação do serviço para escolas da zona rural entre 27 de fevereiro e 28 de março.

Ampliando a denúncia, o parlamentar disse ter ouvido do empresário que, ao ir receber o valor no balcão da prefeitura e, após entregar a nota com o valor total, foi informado a ele que da dívida, apenas R$ 2.600,00 seriam pagos naquele ato e o restante posteriormente.
- Disseram a ele que mais vale uma pomba na mão do que duas voando. Por não concordar, ele requisitou a devolução da nota e nada quis receber – contou.

Sem receber fogo na mesma proporção,o vereador esticou-se e fez um pedido aos vereadores da situação:
- Peçam para o prefeito por os pés no chão, admitir e solucionar o problema de cada pasta da administração. Não defendam mais este governo, pois vocês estão indo para um buraco que não cavaram-

Contraponto
Pela manhã, procuramos a Secretaria de Finanças e ouvimos que esta só iria se manifestar  após ter contato com o conteúdo da reunião. Duas horas mais tarde, o secretário Mario Zan Pedroso entregou ao Blog Eu Falei, uma nota de esclarecimento onde defende a transparência dos procedimentos da pasta.

Conforme a nota, é normal empenhar o valor total da requisição de despesa referente ao serviço, encaminhada pela secretaria correspondente e, posteriormente comunicado ao credor para que apresente a nota fiscal e receba pelo serviço. Segue o esclarecimento informando que tal nota fica a critério do credor, podendo ser emitida de forma total ou parcial, ou seja, tanto pelo valor total do empenho ou pelo que é pago naquele momento do montante total.
“ Ressalta-se que a comprovação do pagamento é feita pela autenticação do valor pago ao credor e a consequente assinatura do mesmo no empenho ou transferência em conta bancária, somente do valor pago, o que lhe permite receber o restante daquele empenho em data futura. Trata-se de procedimento público, transparente e dentro dos ditames da legalidade.
O conteúdo acima foi extraído da nota assinada pelo secretário Mariozan Pedroso, contadora Letícia Moraes, pela chefa do setor de contabilidade e Orçamento, Paula Rodrigues e pelo tesoureiro Beneir Farias.

8 comentários:

  1. Eu me pergunto: Será que esse vereador não tem nenhum projeto para apresentar, ou seja, fazer algo de útil em vez de ficar apenas fazendo agitação? Será que o povo paga ele apenas para anarquizar e fazer acusações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Lázaro, não acho que ele esteja fazendo agitação à toa. Vamos ser bem popular: precisa-se de alguém que "levante a lebre". Não sei se há irregularidades, mas se não existir "movimentação", pedidos de explicações, fica sempre tudo no anonimato e a população tem o direito de saber o que acontece na cidade e nada melhor de quem está na câmara de vereadores para fazer isso, até porque foi a própria população quem escolheu os vereadores e eu acho que a atitute até aqui está sendo boa. Não é uma questão de querer aparecer ou não, eu não penso assim. Quantas pessoas ficam cochichando pelas esquinas da cidade e não vão reivindicar isso perante os governantes municipais ou estaduais?

      Excluir
  2. Estranho! Tenho a impressão que o blogueiro está se sentindo incomodado. Será?

    ResponderExcluir
  3. lázaro tem razaõ vaõ fazer projetos para a nossa comunidade de piratini

    ResponderExcluir
  4. Claro, tem q fazer projetos até concordo, mas de que adianta se chega para votação e os do partido contrário acham desnecessário e vetam os projetos uns dos outros, tudo por ambição partidária! O Daniel do Paredão já tentou fazer um projeto para colocação de proteção contra chuva no posto de saúde da vila nova, até agora não obteve resultado! Fora outros exemplos de outros projetos de outros vereadores que por algum motivo não foram aprovados. Infelizmente aqui é assim qualquer assunto ou projetos vira coisa partidária, infelizmente, daí a cidade fica "empacada" e quem perde é todos nós!

    ResponderExcluir
  5. QUEREM O QUE !!!!!NAO ENTENDO...,TODA CAMARA TEM QUE TER VEREADORES COMPETENTES,QUE SE TIVER IRREGULARIDADE NA ATUAL GESTAO,TEM QUE DENUNCIAR,CAMARA DE VEREADORES NAO SERVE SOMENTE PARA PROJETOS E SIM PARA FISCALIZAR,DENUNCIAR IRREGULARIDADES TIDAS EM PREFEITURAS,CLARO QUE GERALMENTE A OPOSIÇAO,FICA INDIGNADA COM ISTO.MAS FAZER O QUE.ISTO AI MACEGA, SEI QUE ATRAS DESTA OUTRAS VIRAO.

    ResponderExcluir
  6. TODAS as prefeituras atrasam pagamentos, esta é uma triste realidade de todo o país e não um problema daqui. então, quando se predispõe a trabalhar para a prefeitura deve-se ter em mente este fato. mas, o foco da discussão não é este e sim, o fato de que aqui, adversário político é inimigo e tem que ser combatido com todas as armas, mesmo que para isso se esqueça de trabalhar e se passe a fazer tititis aqui e ali, mas, tudo bem o povo é que tá pagando.
    Projetos que beneficiem "alguns particulares" NÃO DEVEM SER APROVADOS MESMO, mas, conforme o amigo, citou, este do Daniel é interessante sim. Deveria se tomar o exemplo dele, que não se vê envolvido em polêmicas e nem fazendo agitações, bem ao contrário, tá TRABALHANDO quieto no lugar dele, como todo o vereador que se preza deve fazer...

    ResponderExcluir
  7. Só aproveitando o gancho, muito pertinente a entrevista do advogado de uma firma de Canguçu que fornece oxigênio para o hospital de Piratini, no Jornal Tradição. Em poucas e claras palavras, ele deu um banho de Advocacia e conhecimento de leis em "alguns advogados piratinienses". Vale a pena conferir...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!