domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sandra Joanol dirigirá a Escola Adão Preto


Sandra, ao centro, junto a também diretora Carmem Lucí
O capítulo mais esperado pela comunidade do 5º distrito após o sim dado pela Secretaria Estadual de Educação ao Ensino Médio na estrutura da Escola Municipal Vieira da Cunha, é a primeira aula para os alunos residentes na zona rural, ato que vai acontecer na manhã do dia 27 no retorno do ano letivo.
Para dirigir a conquista batizada de Escola Estadual Adão Preto, deputado federal já falecido oriundo das lutas pela reforma agrária, a professora Sandra Tunes Joanol, que terá a oportunidade no sistema inédito na cidade e que irá abrigar alunos, professores e direções no mesmo educandário com esferas diferentes: estadual e municipal.
Ela assume o cargo que, pelo sistema estadual é através de eleição,  por indicação do Partido dos Trabalhadores, como tornou público durante a entrevista concedida à Rádio Nativa, Adelar Preto, morador da localidade irmão do deputado estadual  Edegar Preto, ambos responsáveis diretos para driblar a burocracia e conseguir junto ao governo  a aprovação do projeto em apenas um ano e meio.

A professora com boa experiência na esfera administrativa, tendo assumido duas secretarias, entre elas a de educação entre 2002 e 2006, vê a nova função como um desafio.
- Já lecionei no interior, portanto conheço um pouco da luta desses alunos e de suas comunidades, acordando cedo e passando em alguns casos, horas dentro de um ônibus para poder estudar. Agora é a escola indo ao encontro do aluno pra facilitar a vida dele, é um desafio que aceitei – disse Sandra, no Programa Nativa Variedades que foi ao ar no último sábado.
Instalações serão usadas por alunos do fundamental e médio 
Ela vai atuar ao lado da diretora do Vieira da Cunha, Carmem Lucí, principal idealizadora do projeto para que o prédio passasse a ter dois nomes e funções.
- Fomos colegas de faculdade durante quatro anos e temos a mesma linha de pensamento para a educação. Vamos trabalhar integradas como se fosse uma só escola. Será satisfatório atuar ao lado dela - declarou Lucí.
Além de falar do orgulho por ter o pai homenageado ao dar nome à escola, Adelar Preto lembrou a importância da novidade para reduzir a evasão escolar na transição do 1º para o 2º grau, quando estudantes moradores no campo e que geralmente têm um contato limitado com a cidade, perdem o foco dos estudos ao permanecerem mais no cotidiano urbano.
- Nos enche de orgulho este reconhecimento, mas sei que essa nova realidade que vai proporcionar que os jovens estudar mais próximo de casa e da família numa fase complicada, entre 13 e 15 anos, deve reduzir a evasão escolar. Hoje, dos 70 que concluíram o ensino fundamental ano passado, somente 16 estão matriculados no 3º ano – observou Adelar.
A Escola Estadual Adão Preto, vai absorver, além de alunos residentes no 5º Distrito, também os moradores no 2º e no 1º, totalizando principalmente os integrantes de 16 assentamentos do MTS.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!