quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Trânsito: Imprudência, aperto e inércia


Falta sinalização, sobra imprudência de todos os lados
Carros, motos, bicicletas, cadeirantes, grávidas, idosos, crianças e mães atravessando apressadas com os carrinhos e seus bebês. Se você ficar em um ponto estratégico da Avenida Gomes Jardim, onde se concentra 70% do comércio de Piratini, capta todas essas situações, muitas delas ao mesmo tempo, no perigoso e bagunçado trânsito da cidade, o que oportuniza cenas de imprudência, inclusive por parte do pedestre.
A Ausência de agentes de trânsito, orientadores e quem sabe, brigadianos que poderiam aumentar a segurança, tanto do pedestre quanto do motorista, e a morosidade, burocracia e até inércia do setor do trânsito municipal, agravam a cada dia um cenário propício para acidentes.
Retorno imprudente contribui para aumento do risco
Do antigo Hotel da Cila, onde hoje funciona um restaurante, outro ponto de significativo perigo devido à curva sinuosa existente e onde muitos veículos a fazem em velocidade desproporcional, nossa lente captou não só ali, mas principalmente no acesso ao Supermercado Weege, uma enormidade de cenas que sintetizam a necessidade de providências urgentes para os locais.
Na esquina do antigo Palácio do Governo, o ponto mais perigoso. A foto superior  e à esquerda, tirada por uma comerciária que trabalha em frente ao prédio histórico, resumi o risco e os abusos. Nela, dois pedestres e um ciclista, se apressam para não serem atropelados por uma Pampa ao atravessarem de forma inadequada à rua. Neste ponto, é normal o popular “balão”, ou seja, a manobra dos motoristas que querem retornar para o sentido bairro e preferem correr e oferecer risco a usar a via em frente e que permite trafegar com segurança.

Na curva da Cila, tachões ajudariam o trãnsito
Há três anos, partem da Câmara de Vereadores requerimentos requisitando à prefeitura faixas de segurança para frente do Super Weege e também para o trecho anterior e posterior à curva do Hotel da Cila, onde também fica clara a necessidade de  instalação urgente dos tachões que dividam o trecho para quem trafega nos dois sentidos. No caso dos tachões, agora e diante da pouca ou quase nenhuma informação sobre o assunto, é preciso saber, devido às exigências do IPHAN e do IPHAE, se o calçamento do Centro Histórico pode sofrer alterações, mesmo que estas sejam pinturas para desenhar uma faixa se segurança
Tentamos contato com Gilmar Camargo, Chefe do Setor de Trânsito da Prefeitura de Piratini, para saber se existem e, em que situação se encontram os pedidos de providências para os locais apontados, mas fomos informados que ele estava ausente e não retornaria até o fechamento desta edição.
Confira abaixo alguns flagrantes de risco, imprudência e falta de estrutura que proteja do pedestre.











9 comentários:

  1. Notei em uma das fotos que até a moto da Brigada Militar está bem no meio da rua...é se não houver uma modificação no trânsito da nossa cidade, as coisas tendem a piorar e os pedestres também vão ter que colaborar!!! Lugares para estacionar está ficando cada vez mais difícil e pessoas atravessando a rua sem ao menos olhar para os lados, idosos desacompanhados atravessando a rua, isso é corriqueiro, creio que os órgãos competentes devem tomar algumas medidas o quanto antes porque depois de acontecer alguma coisa não adianta!!!

    ResponderExcluir
  2. Novamente vou comentar sobre este assunto, como integrante da Equipe de ciclismo local "ELO", penso da seguinte forma:

    1 - Piratini, uma cidade pequena, onde tudo é perto, comparado aos grandes centros, será que precisamos tirar o carro da garagem para irmos ao supermercado comprar 1 litro de leite e alguns pães?",sendo que moramos perto deste local.

    2 - Ir para o trabalho diário, temos que ir de automóvel?

    Acredito que modificar o sentido do transito não seja a primeira opção, e sim mudarmos a forma de nos locomover, pois uma cidade evoluída abre espaço para outros modais de mobilidade, e pela baixa quilometragem que precisamos nos deslocar aqui em Piratini, os modais a PÉ e de bicicleta são perfeitos.

    O automóvel "já foi" símbolo de status, poder, e blá..blá... blá, agora é sinônimo de congestinamento, stress, e de uma população doente (obesidade e outros agravantes desta).

    Então acredito que primeiro, cada um de nós Piratinienses devemos pensar em racionalisar o uso do automóvel, depois devemos nos educar para o transito, pois AS CIDADES SÃO PARA AS PESSOAS, e não para as máquinas, sendo assim, quando estivermos ao volante, pelo menos poderemos ver que lá do lado de fora estão VIDAS frágeis se deslocando de uma forma desproporcional ao automóvel, e isso deve ser respeitado. E por último, sim podemos pensar em melhorar o fluxo do transito da cidade, com modificações de sentidos de ruas, até mesmo para deslocar o comércio também por outras ruas.

    Este fluxo intenso de automóveis começou a pouco tempo, de 03 anos para cá, com as facilidades de se comprar um automóvel (isenção de IPI, etc...)e a população não estava acostumada com esta intensidade, e cultiva os mesmos hábitos de antes desse período, que era, por exemplo, atravessar a rua sem nem olhar para os lados, e aí, a culpa é de quem???

    Sempre quando pensamos em dar uma resposta, sempre olhamos só para o nosso "eu", mas para se viver bem em uma comunidade, precisamos pensar mais no melhor para "nós" todos.

    Portanto: Reduza o uso do carro; caminhe mais, para o trabalho ou lazer, pois a cidade é um local de encontros face a face; pedale mais e chegue rápido a todos os locais.

    Éberson da Rosa Madruga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc!!! as pessoas não dão um passo sequer sem ser de carro ou d moto..e isso é só por status mesmo, pod ter certeza. Depois ficam obesas, com problemas, etc. Isso é comprovado..fazer caminhadas faz um bem enorme para a saúde, sem falar na poluição que é o assunto principal neste século. As pessoas vão ter que tomar mais consciência. Além disso temos que ter consciência que alguns motoristas não estão acostumados a tanto trânsito e espaços apertados para estacionar, com isso começam a acontecer arranhões, e outros transtornos do trânsito.

      Excluir
  3. Tenho mais medo de guiar em Piratini do que em Porto Alegre, Cachoeirinha e Gravataí...
    espero q um dia, uma dia melhore

    ResponderExcluir
  4. Tem sempre um para falar mal da brigada, Sr. peixe barulhento, por favor de uma sugestão de como vir da rua dos camelos e entrar na avenida sem passar pelo meio da rua, derrepente coloca umas asas na moto e vai voando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunto a vc??? Pq antes se via policiais andando nas calçadas o que dá um sinal de segurança maior para a população e agora só andam de carro, às vezes 04 policiais dentro de um carro, em uma cidade pequena que nem a nossa, queria saber quanto a Brigada Militar gasta em combustível no mês, dinheiro pago por todos nós! Tem coisas q não vamos conseguir entender nunca!

      Excluir
    2. Fico intrigado ao ver comentários depreciativos a Brigada Militar de Piratini que muito faz pela sociedade e tão pouco valorizada é. Vejo cobranças ao trânsito, porém quando um PM está fazendo seu trabalho não falta uma pessoa pra criticar e colocar apelidos depreciativos. Pare, pense ou procure se informar antes de criticar!

      Excluir
  5. nosso transito esta uma bagunça mas as vezes eu fico ate olhando pra esse povo si for dirigir ou andar notra cidade grande Piratini ficaria com uma população bem pequena? porque todos morem no transito pricipalmemte sertos brigadas que deverião dar esemlpo mas como esta foto mostrando que apropia moto esta no meio da rua nao seria ocaso de comtornar notro lugar eu sujiro umas sinaleiras em nossa cidade e filmadoras nas esquina pra e dugar a populaçao de piratini

    ResponderExcluir
  6. Porque vc anda de Carro? Provavelmente para ter mais agilidade. Da mesma forma a Brigada Militar, para atender mais brevemente as necessidades da população, pq vc usa computador ao invés de máquina de escrever... sao perguntas e respostas óbvias, muitas vezes o atendimento da brigada nao é imediato pelo pouco efetivo e geografia do municipio (que é um problema do estado e nao da corporação), sabe quanto tempo leva para sair do 3º subdistrito e ir até o 2º ou mesmo até a cidade? concerteza a pé seria muito mais demorado. Claro que existem coisas que nunca vamos entender, inclusive nunca vou entender essa depreciação da BM, pois se está ruim com ela, imagina como seria SEM ela. E quem não gosta de brigadianos, boa coisa não é, algo deve temer. Nunca jamais em cidade nenhuma tive problemas com a brigada apenas porque ando correto, dentro da lei. E quanto ao combustivel, isto está sendo investido na sua segurança, vá criticar os desvios na política e os salários absurdos, ou mesmo o IRPF, que além de se pagar o ano inteiro imposto nos mais variados setores da economia, vc ainda paga sobre o que recebeu no ano.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!