quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Sem rádios, sem Tv e sem previsão de retorno


Vento danificou boa parte da estrutura retransmissora do sinal
 Na contabilidade dos prejuízos causados pelo temporal de segunda-feira, se somam a total ausência dos veículos de comunicação comerciais existentes em Piratini.Os ventos que ultrapassaram cem quilômetros horários causaram a queda da torre de transmissão da Rádio Comunitária Com FM, impedindo que a emissora fosse ao ar no retorno da energia, situação ainda sem data prevista para ser solucionada.
No Cerro do Galdino, os danos foram bem mais significativos. No local, as margens da ERS 702, estão localizadas as antenas, torre e transmissão e os transmissores que permitem o sinal de todos os canais de televisão aberta chegar ao município.
Eucaliptos caíram sobre a rede
A torre de 40 metros de altura teve um dos cabos de sustentação avariado pela força dos ventos, sendo possível observar que a mesma está levemente torta. No mínimo três das antenas localizadas em sua estrutura, incluindo a da RBS TV, foram danificadas.
Mas os problemas podem ser ainda maiores. Segundo José Carlos Leopoldo, responsável por dar manutenção aos equipamentos, somente quando a rede elétrica for restabelecida no Cerro do Galdino e a energia retornar, será possível saber se os transmissores que ficam em terra foram atingidos.  Quanto às antenas, a área técnica da RBS, já comunicada, precisará entrar em ação para substituir o que foi danificado.
Mais acima, ainda é possível ver eucaliptos sobre a rede por uma longa extensão, isso, está sendo determinante para manter a regional Nativa Fm, com sinal total ou parcial em vinte municípios, fora do ar.

A CEEE ventilou a possibilidade de conserto da rede na tarde de hoje, previsão que pode não ser cumprida devido todas as equipes estarem atuando na zona rural, onde em muitos pontos a luz ainda não retornou.

1 comentários:

  1. Espero que a energia volte logo, no interior estão todos passando dificuldades, muitos sem água, estufas de fumo paradas e os proprietários tendo prejuízos a cada dia que passa. Infelizmente creio que não vá retornar tão rápido, devido aos grandes estragos na rede, e principalmente do despreparo da CEEE, que não estava pronta para uma situação assim, com poucas equipes e uma dose de desinteresse já que não é raro residencias no interior de Piratini ficarem de três a cinco dias sem energia elétrica.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!