quinta-feira, 8 de maio de 2014

Secretário faz balanço de sua gestão


Quinta-feira-08 de maio
Passados pouco mais de um ano de sua criação, a Secretaria Municipal de Habitação fez nesta quinta-feira através de seu secretário, Adilson Oliveira, um balanço do combate ao déficit habitacional em Piratini, uma das principais metas anunciadas pela administração Vilso Agnelo quando deu inicio ao segundo mandato.
Oliveira entende que os números, todos positivos em sua visão, comprovam que os objetivos traçados para o primeiro ano foram superados através das parcerias entre prefeitura e os programas habitacionais, tanto em nível de Estado quanto com a União com destaque para o Minha Casa Minha Vida.

Para tornar realidade o sonho da casa própria para os piratinienses, o foco principal tem sido o interior através, por exemplo, do Programa nacional de Habitação Rural (PNHR) onde as três esferas do poder são parceiras.
- Se o olhar ficar resumido à área urbana, talvez não se note o quanto avançamos, mas, se você viajar pelos cinco distritos a mudança é perceptível – observa o secretário que já contabiliza 319 moradias dentro deste programa, sendo que destas 140 já foram construídas e as demais aguardam aprovação.

Ele explica que até então, as famílias, a maioria delas residentes em comunidades quilombolas ou de pequenos agricultores, moravam em casas já deterioradas ou insalubres, algumas, as chamadas de Pau a Pique e sem quase nenhuma condição sanitária aceitável.
A Secretaria de Habitação também comemora a entrega de 71 casas aos quilombolas recentemente e anuncia mais 40 que estão em fase de inicio das obras.
Outro projeto, o Sub 50, que beneficia municípios com população inferior a 50 mil habitantes no qual Piratini já foi contemplada três vezes, no ano passado proporcionou a construção de 40 unidades habitacionais.

Para finalizar, há ainda o FDS (Fundo de Desenvolvimento Social) programa de abrangência urbana e para famílias que possuem terreno, com renda até R$ 1.600,00 e que pagarão uma parcela mensal correspondente a 5% desta renda. O objetivo com o FDS é a construção de 100 casas no valor de 42 mil reais cada.

- Zerar o déficit é difícil porque depende de vários fatores, mas, dentro do que nos propomos a fazer em um ano, ou seja, 100 habitações,  já ultrapassamos. Há de nossa parte a consciência de que muito mais temos e podemos fazer – avalia Oliveira.



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!