terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Divergência em tempo de atendimento do Samu

Terça-feira-02 de janeiro
Vítima ficou mais de meia hora esperando a chegada da ambulância
Um episódio ocorrido no final da tarde da segunda-feira, no Bairro Princesa Isabel em Piratini, pode significar uma possível falha no atendimento do Samu que é regulado por Pelotas.
Segundo populares, foram encontradas muitas dificuldades para que a ocorrência recebesse a devida atenção através do telefone 192.

Conforme Wagner Guastuci, que acompanhou a situação nos 25 minutos finais até a chegada da ambulância, durante 40 minutos outros populares tentaram inúmeras vezes o socorro para Fernando Lopes Nunes, 65 anos, que embriagado caiu da própria altura próximo ao Cemitério Municipal, queda que lhe ocasionou um profundo corte na nuca.

Depois de tentativas frustradas, Vagner conta que conseguiu junto ao hospital local um número de celular e, através dele, finalmente teve acesso aos atendentes para relatar o fato.

Nossa reportagem acompanhou o desenrolar da situação e, segundo a responsável técnica do serviço em Piratini, Fernanda Weirich, assim que a base recebeu a ordem para o deslocamento a ambulância atendeu o chamado.
- Nossos registros mostram que o fato chegou a nós às 20h17min e chegamos ao local três minutos depois – assegura a enfermeira, deixando claro que se houve algum problema, este foi na regulação.

Em contato com a base do serviço em Pelotas, o médico plantonista que assumiu às 20h alegou que entre o chamado, a regulação e a liberação, foram apenas 11 minutos, mas a primeira ligação para o 192 ocorreu no mínimo às 19h45min, ou seja, em meio à troca de plantões, o que pode ter acarretado a demora no atendimento.
A vítima foi levada para o Pronto Atendimento.

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