segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Simuladores podem elevar preço da CNH

O prazo dado pelo Conselho Nacional de Trânsito, (Contran) para que os Centro de Formação de Condutores (CFC) disponibilizem simuladores de direção aos futuros condutores, em princípio é insuficiente para que os órgãos existentes em todas as cidades do país cumpram a determinação, o que é reconhecido pelo próprio Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no Estado.
Dos 45 dias dados como prazo para a implantação da nova sistemática, restam menos de 30, o que  reclamam os CFCs ser  inviável para que a aquisição seja feita, custo estimado em quarenta mil reais cada aparelho.

Eles, se a norma não sofrer um revés, passariam a ser o segundo passo dentro do processo para tirar a1ª habilitação, permitindo que logo após a prova teórica os aspirantes realizem cinco aulas virtuais e que simulam situações reais de condução em via urbana, para somente após isso terem acesso ao volante de um carro de fato.

 Ainda este mês o Contran realizará uma reunião para rediscutir o prazo dado que para o DETRAN deve ser de no mínimo seis meses.

Independente de qual o semestre de 2014 os simuladores sejam implantados, já surgem boatos de que eles impactem no aumento do valor das habilitações que anualmente tem seu preço reajustado para cima em fevereiro. Seria mais um agravante neste sentido já que a própria CNH Social, benefício criado este ano pelo governo federal e que permite às pessoas de baixa renda adquirir ou subirem a categoria da sua carteira de motorista, vai gerar um custo à União que talvez dilua os valores nas tarifas para tirar a CNH.

Wanderlea da Rosa, responsável pelo CFC em Piratini, informou que a cidade não deverá enfrentar este problema, o que significa que o município contará com o aparelho dentro do prazo inicial.



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!