segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Psicólogo fala sobre as causas que levam ao suicídio

Segunda-feira- 20 de novembro de 2017
Júnior integra a rede de apoio do CAPS Farroupilha
Perder um amor, descobrir que está com uma doença grave, separações conjugais, crises financeiras e outros fatores, podem levar a um transtorno mental. Os mais comuns são depressão e transtorno bipolar. Isso tudo somado muitas vezes leva ao suicídio, uma tragédia que dilacera famílias e, em alguns casos deixa para sempre muitas perguntas no ar.

Estudos mostram que 97% da prática de tirar a própria vida está relacionada a transtornos mentais, risco aumentado e associado a falta de uma rede de apoio, como vínculo familiar, serviço especializado de saúde, uma religião etc...

A totalidade destes dados foram fornecidos pelo psicólogo Júnior Gheling, que integra equipe de apoio do Centro de Apoio Psicossocial ou CAPS Farroupilha, estrutura ofertada pela Prefeitura de Piratini para portadores de doenças da mente.

Mas os números são mais macabros. Segundo Júnior, a cada 10 segundos trinta pessoas atentam contra a própria vida no mundo e o Brasil é o oitavo país em números de suicídios.
- Dados epidemiológicos apontaram em 2012 cerca de doze mil mortes desta forma, nove mil do sexo masculino e três mil do sexo feminino – informa Júnior que amplia:

- São 4 Ds. Depressão, desesperança, desamparo e desespero. Eu quando atendo um paciente que corre esse risco, acordamos juntos que vamos lutar pela vida e nessa caminhada há um exemplo que eu dou. É como se ele, o paciente, tivesse que atravessar um deserto e, muitas vezes nos falta força e energia e dá vontade de desistir. Nessa hora o nosso papel de profissional  é chegar ao lado dele e dar a mão-

Há autores que defendem a ideia do sentimento de solidão profunda coo causa. O que  citamos antes, isso, mesmo convivendo com outras pessoas. Soma-se a sensação de peso, o que é capaz de levar ao ato. Este mesmo sentimento de solidão, mais a sensação de peso somada a desesperança para os doentes, é capaz de provocar a ideação suicida. Agora o sentimento de solidão profundo, mais a sensação de peso, associados a desesperança aumentam a possibilidade das tentativas ou mesmo de conseguir o objetivo.
O psicólogo dá uma dica importante para os familiares:

-O suicida sempre demonstra que vai tirar a própria vida, seja através de comportamento ou de falas como: minha vida não tem sentido, eu vou me matar. E outra situação: a ideia de quem avisa não se mata, é mito, portanto fiquem atentos.
Nael Rosa- redator responsável
Contato: 53-84586380

email:naelrosa@nativafmpiratini.com




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!